Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

FERROVIAS

RUMO confirma interesse em estender braço ferroviário até Lucas do Rio Verde

Proposta foi apresentada ao governador Mauro Mendes e depende da renovação da concessão da Malha Paulista à empresa por mais 30 anos.

Publicado em 05/10/2019 às 03:01
Atualizado em

Rumo Logística confirmou seu interesse em criar braço ferroviário atingindo Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde (Foto: Reprodução/Rumo Logística)

A empresa de logística Rumo confirmou, em reunião com o governador Mauro Mendes, que pretende expandir sua malha ferroviária em Mato Grosso, estendendo o braço da atual linha operada até Lucas do Rio Verde. A proposta faz parte da tentativa da empresa, com sede em Curitiba-PR, em acelerar o processo de renovação da concessão do uso do trecho, que vence em 2028.

Entroncamento

Caso a proposta da Rumo se concretize, a ferrovia integrará o entroncamento já planejado e se juntará aos projetos da Ferrogrão e da FICO naquilo que poderá vir a ser o maior entroncamento ferroviário da América Latina. Além disso, o modal de transporte se tornaria a principal forma de circulação de mercadorias e da produção agroindustrial mato-grossense em longas distâncias, substituindo as rodovias.

O investimento para a possível obra está orçado em R$ 15 bilhões e prevê na primeira etapa da construção, entrepostos em Cuiabá e Nova Mutum. O segundo trecho atingiria Lucas do Rio Verde.

Bastidores

Em Brasília, o governador Mauro Mendes (DEM) e empresários de Mato Grosso têm trabalhado junto ao Governo Federal e aos parlamentares dos estados envolvidos, no sentido de convencer as instituições responsáveis a conceder a renovação da concessão para a Malha Paulista. Sobre o tema, Mendes afirmou à imprensa: “Essa é uma defesa de Mato Grosso, pela nossa competitividade nos mercados internacionais, já que a ferrovia escoa a nossa produção até o porto de Santos”.


Fonte:

Deixe seu comentário