Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Dica financeira

Saiba como reduzir o consumo de energia no verão

Ar-condicionado na temperatura 23º graus, utilizar lâmpadas LED e desligar eletrônicos que não estão em uso, são algumas das medidas para economizar!

Publicado em 23/01/2024 às 18:19
Atualizado em

(Foto: Carine Flores)

Você sabia que de 34 países, o Brasil tem a conta de energia que mais pesa no bolso do consumidor? Outra notícia que tem deixado os brasileiros preocupados é o possível aumento da energia que pode chegar a 10,41%, em 2024. As previsões foram feitas pela Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace).

Dicas financeira:

Para driblar essa realidade, separamos para você no quadro "Dica Financeira", algumas sugestões de economia para que você possa  utilizar seus equipamentos de forma mais tranquila e consciente. Confira:

Uso do ventilador e ar-condicionado

Com a  chegada do verão, o calor intenso faz com que os eletrodomésticos trabalhem mais, ou seja, passam a consumir mais energia para se manter operando.

Ventilador: A primeira dica para economizar energia com o ventilador é ficar de olho na velocidade. O recomendado é utilizar a velocidade mínima e só alterar capacidade máxima para situações de extrema necessidade. Também é orientado fazer o uso do ventilador em locais arejados com portas e janelas abertas para facilitar a circulação de ar.

Ah!, Não esqueça de manter seu ventilador limpo, isso também ajudará no bom funcionamento.

Ar-condicionado: Em relação ao ar-condicionado, o ideal é manter o aparelho a uma temperatura de 23º graus. Os filtros também devem ser lavados com frequência, pois a sujeira dificulta a passagem do ar e reduz a eficiência do equipamento. Ao ligar o aparelho, é importante manter as janelas e portas fechadas.

Chuveiro elétrico: Se está calor aí em sua região, que tal um banho mais fresco? Além de fazer bem para sua pele, utilizar o chuveiro elétrico no modo verão pode reduzir em até 30% o consumo.

Lâmpadas LED: Você sabia que uma lâmpada LED, por exemplo, representa uma economia de 85% em relação à incandescente? Por isso, dê preferência às lâmpadas LED. 

Desligue os aparelhos!

Carregador de celular esquecido na tomada, ou a televisão que foi desligada apenas no controle, continuam gastando energia!

É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som, pois mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada.

Essas mudanças simples no dia a dia ajudam a reduzir gastos e ainda contribuem para a preservação do meio ambiente!


Fonte:

Deixe seu comentário