Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

EMPREENDEDORES

SEBRAE: Microempreendedorismo fortalece a economia de Lucas do Rio Verde

O estudo foi feito entre no primeiro semestre de 2019 e indica como é o perfil dos microempreendedores

Publicado em 21/08/2019 às 02:24

Sebrae de Lucas do Rio Verde oferece apoio a Microempreendedores Individuais que querem ampliar seus negócios (Foto: Reprodução)

O SEBRAE de Lucas do Rio Verde divulgou, recentemente, dados sobre a realidade dos microempreendedores individuais no Brasil e em Mato Grosso. O estudo foi feito entre no primeiro semestre de 2019 e indica como é o perfil dos microempreendedores, sua percepção sobre o mercado e a relevância econômica que o registro de sua empresa tem sobre os negócios.

Para o levantamento dos dados foram entrevistados 10.339 empresários em todo o Brasil, 384 delas em Mato Grosso. Dos resultados, a pesquisa constatou que, até julho deste ano, o Brasil contava com 8,4 milhões de inscrições MEI, sendo que 72% delas estavam ativas e gerando renda; 28% dos entrevistados tinham, na microempresa, a única fonte de renda da família, gerando uma renda per capita média de R$ 1.375. A maioria destes microempreendedores (38%) trabalha em casa, residem em cidades do interior e eram empregados com carteira assinada (51%) antes de se tornarem autônomos.

Segundo Claudiney Aquino, gerente da agência do SEBRAE em Lucas do Rio Verde, que atende 9 municípios da região, os microempreendedores são responsáveis pelo fortalecimento da economia dos municípios: “o MEI é a melhor oportunidade que o empreendedor tem de começar um negócio próprio. Através da formalização ele passa a contar com uma série de oportunidades que, sem o CNPJ, não teria. Isso faz com que seu trabalho ganhe maior projeção”.

LUCAS DO RIO VERDE – Ele ainda faz uma ressalva aos microempreendedores de Lucas do Rio Verde.

Em sua avaliação, o microempreendedor luverdense sabe aproveitar as grandes oportunidades que a região oferece, busca aprender sobre seu ramo de atividade e entende que a melhor forma de crescer é dominar esta cadeia de conhecimentos.

“Para atender este público é que o SEBRAE de Lucas do Rio Verde tem buscado oferecer cursos e informação o mais ampla e profunda possível, capaz de qualificar os nossos microempreendedores quanto a gestão financeira, mercado vendas e atendimento ao cliente, por exemplo”.

O SEBRAE de Lucas do Rio Verde atende, hoje, cerca de 6,2 mil empresários, entre MEI, pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio, micro e médias empresas.


Fonte:

Deixe seu comentário