Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

QUALIFICAÇÃO

SENAI de Lucas do Rio Verde quer treinar 22 mil alunos até 2023

Em conexão à vocação agroindustrial da região, instituição busca atender demanda das empresas instaladas e que buscam o mercado local.

Publicado em 02/10/2019 às 01:12
Atualizado em

SENAI de Lucas do Rio Verde quer treinar 22 mil alunos até 2023 para atender demanda das empresas da região (Foto: José Boas/Portal da Cidade)

O SENAI de Lucas do Rio Verde planeja treinar 22 mil alunos entre 2020 e 2023. A expectativa, no entanto, depende da adesão aos cursos ofertados por parte da comunidade e das empresas da cidade. A declaração veio após a divulgação, mapa do trabalho industrial elaborado pela CNI - Confederação Nacional da Indústria, de que são necessários mais de 189 mil novos profissionais para a indústria em 4 anos.

SENAI em Lucas do Rio Verde

Para entender como esta proposta se tornará realidade, a equipe de jornalismo do Portal da Cidade entrevistou, na manhã de hoje (quarta-feira, 02), a gerente da unidade de Lucas do Rio Verde, Ana Caroline Bononi. Segundo ela, “o SENAI, desde que se instalou aqui na cidade, busca se inserir da realidade socioeconômica da região, que tem particularidades e potencialidades muito além da agricultura e já se firma como um centro agroindustrial bastante relevante para todo o País. Diante dessa realidade, precisamos treinar profissionais que respondam às demandas das empresas instaladas e que pretendem se instalar aqui, pois de nada adianta trazermos alta tecnologia e multinacionais para cá sem oferecermos mão de obra qualificada que atendam suas necessidades funcionais básicas”.

Treinamento e qualificação

Ainda de acordo com Ana Caroline, “o SENAI montou um plano estratégico de negócios para Lucas do Rio Verde, Tapurah e Nova Maringá que se encaixa como solução para estes gargalos. Isso nos cria o desafio de treinarmos, já em 2020, aproximadamente 4 mil alunos em diversas áreas de atividade empresarial, desde a administração até a mecânica; já para os anos seguintes, queremos expandir este total até chegarmos a 2023 com 7 mil estudantes formados em um ano”.

Ela ainda destaca uma particularidade do município em relação a outras cidades atendidas pelo SENAI em Mato Grosso, pois, ao contrário destes lugares, onde o SENAI conta com a parceria dos empresários, em Lucas do Rio Verde são os próprios estudantes que procuram a unidade para saber quais os cursos ofertados, carga horária e como se inscrever: “isso nos dá uma vantagem muito grande no que tange a competitividade, pois responde uma demanda reprimida dos próprios colaboradores, que buscam se qualificar antes mesmo de disputarem uma vaga no mercado de trabalho”.

O SENAI informa que, em breve, abrirá cursos para futuros eletricistas e técnicos em informática. Para maiores informações, os interessados podem se dirigir à unidade de Lucas do Rio Verde, na Alameda Umuarama, esquina com a Avenida Beira Mata, no Bairro Menino Deus, em frente ao Parque de Exposições Roberto Munaretto.


Fonte:

Deixe seu comentário