Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CIÊNCIA E SAÚDE

Alunas de Lucas do Rio Verde apresentam trabalho sobre água em Cáceres

Projeto foi premiado por especialistas e pelo público na 5ª Mostra Científica de Cáceres, ocorrida em outubro

Publicado em 11/11/2018 às 03:28
Atualizado em

Sabrina Oliveia e Vitória Barzotto são alunas da Escola Municipal São Cristóvão e representaram Lucas do Rio Verde na V Mostra de Ciências de Cáceres (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Duas alunas da Escola Municipal São Cristovão, de Lucas do Rio Verde, representaram o município na quinta edição da Mostra Científica de Cáceres-MT, realizada em outubro passado. O projeto, voltado ao estudo da qualidade da água ingerida pela comunidade onde vivem, recebeu premiação dos especialistas e do público presente ao evento.

Segundo uma das autoras da pesquisa, Sabrina Oliveira da Silva, 12 anos, cursando o 6º ano do Ensino Fundamental, conta que o projeto nasceu quando ela e sua colega estavam fazendo um trabalho escolar: “Tudo começou quando estávamos desenvolvendo uma atividade de sala de aula onde vimos que nem todas as pessoas tinham acesso à água potável e estavam sujeitas a cólera, hepatite e outras doenças graves. Ficamos curiosas por saber qual era a qualidade da água que chegava às casas de nossa comunidade e pedimos ajuda para a Universidade Federal de Mato Grosso que nos enviou cinco frascos específicos de coleta de amostras e enviamos para análise microbiológica no laboratório do IFMT daqui de Lucas do Rio Verde”.

Depois que a água voltou com o laudo técnico do IFMT, conta Vitória Barzotto, também com 12 anos, “descobrimos que havia traços de coliformes totais e termotolerantes em todas as amostras de água enviadas, deixando-as impróprias para consumo humano. Acabamos constatando que temos que fazer um trabalho muito sério para melhorarmos a qualidade da água que chega às nossas casas aqui em São Cristovão e que a fiscalização dos órgãos de controle precisa ser mais severa, porque é a saúde das pessoas que está em jogo”.

Fonte:

Deixe seu comentário