Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CAMPEÃO

Aluno de Lucas do Rio Verde é único de Mato Grosso a ganhar prêmio nacional

João Machado, da Escola Municipal Caminho para o Futuro, foi o único mato-grossense a ultrapassar os 3 mil pontos em olimpíada de matemática.

Publicado em 01/10/2019 às 08:15
Atualizado em

João Machado, aluno da Escola Municipal Caminho para o Futuro, de Lucas do Rio Verde, único em todo Mato Grosso a ganhar ouro em olimpíada nacional de matemática (Foto: José Boas/Portal da Cidade)

O aluno João Machado, do 5º ano da Escola Municipal Caminho para o Futuro, de Lucas do Rio Verde, recebeu na manhã de hoje (terça-feira, 01) a medalha de ouro na Matfic, olimpíada de matemática que reuniu estudantes de todo o Brasil em uma competição que testou o conhecimento e a resistência dos competidores. A plataforma foi instalada no sistema de computadores das escolas municipais.

O que é?

Quem explica melhor como foi o processo que levou João ao reconhecimento é o coordenador do projeto é o Professor Reginaldo Celestino: “o Matfic é uma plataforma que usa jogos lúdicos para testar o conhecimento dos alunos. Através destes jogos, a criança é desafiada a usar o raciocínio lógico, seus conhecimentos em matemática e até sua resistência física em uma maratona de horas para superar desafios e avançar na competição, somando pontos. João foi o único em todo o estado de Mato Grosso e um dos 10 em todo o Brasil a atingir um escore superior a 3 mil pontos”.

Todos ganham

De acordo com a diretora da escola, Professora Neire Lopes de Alencar, “o João sempre se destacou por sua curiosidade em aprender e por sua dedicação aos estudos. Com o começo dessas olimpíadas, o João demonstrou grande habilidade em lidar com a matemática [...] para vencer a competição ele precisou abrir mão de muitas coisas que crianças na idade dele fazem como assistir televisão, ir brincar na rua, dormir quando quisesse [...] foi um teste de vontade e persistência, além da capacidade de aprendizado e solução de problemas que dependeu do apoio de toda a família e da escola. O resultado vemos hoje, com muita felicidade”.

A gestora ainda destaca que a gratificação vai além da medalha conquistada por João, pois “além do destaque individual do aluno, seus colegas se sentiram incentivados a estudar e a ampliar seus conhecimentos [...] acho que este é o principal prêmio de uma competição como esta, onde todos saem com alguma coisa a mais do que quando entraram”.

João Machado é aluno da Escola Municipal Caminho para o Futuro (Foto: José Boas/Portal da Cidade)

Fonte:

Deixe seu comentário