Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ORGULHO

Alunos do Brasil levam 6 medalhas nas Olimpíadas Internacionais de Matemática

Coordenador da delegação brasileira afirmou que desempenho poderia ser mais satisfatório, caso a qualidade da educação do País fosse melhor

Publicado em 23/07/2019 às 08:02
Atualizado em

Equipe brasileira conquistou 2 pratas e 4 bronzes na Olimpíada Internacional de Matemática de 2019 (Foto: Reprodução - EBC - Agência Brasil)

Durante a 60ª IMO - Olimpíada Internacional de Matemática (em inglês) – realizada na cidade de Bath (Inglaterra), estudantes da delegação brasileira conquistaram duas medalhas de prata e quatro de bronze. O resultado colocou o País na 29ª colocação geral, atrás do Peru e empatado com a Turquia, com 135 pontos.

O goiano Samuel Prieto Lima e o pernambucano Pedro Gomes Cabral ficaram com a prata. Já Bernardo Peruzzo Trevizan, de Canoas (RS); Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP); Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ) e Felipe Chen Wu, do Rio de Janeiro conquistaram o bronze em suas competições.

A delegação foi formada pelos melhores alunos que participaram da 40ª OBM - Olimpíada Brasileira de Matemática - realizada em 2018.

A 60ª IMO reuniu 621 estudantes, representando 112 países, com idade entre 14 e 19 anos. Cada delegação podia ter 6 representantes.

Diante do resultado, o Professor Edmilson Motta, coordenador da equipe brasileira, afirmou que o resultado foi satisfatório, pois nenhum dos alunos brasileiros voltou para casa sem um bom resultado na bagagem. Segundo ele, é necessário levar em conta a disparidade da qualidade da educação entre os grandes campeões e os concorrentes brasileiros: “Estamos felizes porque todos os nossos alunos conseguiram medalhas. Temos que levar em conta que disputamos com países de melhor educação do mundo presentes. Foi um resultado bastante bom”.

PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA – O Brasil participa da competição desde 1979 e, de lá para cá, o País já coleciona 10 medalhas de ouro, 45 de prata e 81 de bronze. Até o ano passado, o Brasil detinha o título de país latino-americano mais premiado no torneio. O título foi perdido este ano para o Peru.

A próxima edição da Olimpíada Internacional de Matemática de 2020 será em São Petesburgo (Rússia) e a equipe brasileira já confirmou presença, com esperanças de retomar a ponta no ranking latino-americano e subir na classificação geral.

Com informações da EBC - Agência Brasil

Fonte:

Deixe seu comentário