Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

MEIO AMBIENTE

Batalhão de Polícia Ambiental expõe acervo em Lucas do Rio Verde

Atuação do grupo contempla desde o combate à extração ilegal de madeira até tráfico de animais silvestres, além de atividades de educação ambiental.

Publicado em 03/10/2018 às 00:28
Atualizado em

Em 3 anos, 1,6 mil animais silvestres foram resgatados das mãos de traficantes em Mato Grosso (Foto: José Boas/Portal da Cidade)

As pessoas que visitaram a Prainha de Lucas do Rio Verde no último domingo (30), tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor o trabalho desenvolvido pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Mato Grosso, responsável pelo patrulhamento de todo o estado.

A participação da PM Ambiental no 7º Festival de Pesca Esportiva da cidade foi muito além da exposição de animais taxidermizados que compõem o acervo permanente da tropa, pois os visitantes puderam fazer perguntas sobre o trabalho desenvolvido pelos policiais, suas principais atividades, combate a crimes ambientais e formas de auxiliar na preservação do meio ambiente.

Vocação Ambiental
Atuando como policial ambiental há quase 7 anos, o Sargento Fábio Luiz de Figueiredo, da 1ª Companhia Ambiental de Várzea Grande, falou com exclusividade ao Portal da Cidade sobre as formas de atuação da Polícia Ambiental e sob quais condições são encontrados os animais expostos.

“Eu, pessoalmente, sempre gostei do contato com a natureza e, por isso, resolvi ingressar no Batalhão Ambiental para dar minha contribuição à preservação do meio ambiente. Hoje atuamos em todo o estado combatendo caça e pesca predatórias, queimadas, tráfico de animais silvestres, além de visitar as escolas com o intuito de conscientizar as futuras gerações sobre os cuidados que devemos ter com a fauna e a flora a fim de mantermos o equilíbrio do ecossistema”, enfatiza.

Além da base de Várzea Grande, o Batalhão ainda dispõe de Companhias nas cidades de Rondonópolis, Cáceres, além de um núcleo avançado em Barra do Bugres. Além destes quatro locais, há a previsão para que Barra do Garças seja contemplada com um destacamento de Polícia Ambiental em breve, comenta o Sargento.

Atividade educativa
O Sargento Fábio Luiz explica que, dentro do Batalhão, há um setor chamado de CEA (Centro de Educação Ambiental) que é responsável por cuidar da agenda de eventos dos quais a Polícia Ambiental participa, além de prestar apoio às escolas e outras instituições que solicitam sua presença.

“Nosso acervo ultrapassa os animais expostos, pois também oferecemos palestras e exibimos vídeos educativos. É um trabalho amplo para levar à comunidade o debate sobre a relevância dos cuidados que temos que ter com nossa fauna e flora [...] muitos desses animais que trouxemos foram encontrados atropelados, foram vítimas de caça ilegal, de queimadas, ou já foram encontrados mortos por causas naturais”, conclui.

Como entrar em contato?
Para saber mais sobre o trabalho da Polícia Ambiental de Mato Grosso, legislação ambiental, ecossistemas, agendar visitas, solicitar palestras e exposições ou até mesmo fazer uma denúncia, os interessados podem acessar o link e clicar no item Fale Conosco.

Fonte:

Deixe seu comentário