Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Formação

Candidatos à cargo de Gestão Escolar passam por formação em Lucas do Rio Verde

A eleição, por voto secreto de todos os membros das comunidades escolares, será no dia 28 de novembro.

Publicado em 21/10/2019 às 07:28
Atualizado em

Os 21 candidatos inscritos participam de capacitação com diversos fatores importantes para o cargo (Foto: Reprodução/Ascom Prefeitura de Lucas do Rio Verde)

Ao todo, 21 candidatos estão inscritos para participar do Processo de Escolha de Gestores Escolares da Rede Municipal de Ensino de Lucas do Rio Verde, onde a eleição, por voto secreto de todos os membros das comunidades escolares, acontece no dia 28 de novembro.   

Para estarem aptos aos cargos, os candidatos começaram na última semana, um processo de capacitação com carga horária de 65 horas/aula, no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação. A atividade formativa, é  exigida para o exercício do cargo, e se estenderá até o dia 15 de novembro

Como a legislação relativa à gestão democrática das instituições de ensino da rede municipal permite apenas uma reeleição, oito dos atuais gestores das 17 unidades escolares reeleitos para a gestão 2018/2019 ficaram, automaticamente, impedidos de candidatar-se outra vez para a disputa. Ao todo, somente em cinco escolas haverá mais de um concorrente ao cargo que ficará vago a partir do final deste ano e em apenas uma unidade, a Escola São Cristóvão, da comunidade de mesmo nome, não houve inscrição de candidato. 

“Toda comunidade escolar participa do processo de escolha dos gestores para os próximos dois anos e este é um aprendizado do processo democrático muito importante para os alunos, para os pais, os professores e profissionais de apoio das unidades de ensino de toda a nossa rede”, observou a secretária de educação Cleusa Marchezan De Marco.

O processo de escolha para coordenadores pedagógicos das unidades escolares terá o período de inscrições aberto entre os dias 22 e 23 de outubro. Assim que as candidaturas forem deferidas, os concorrentes também participarão das atividades de formação.    

Fonte:

Deixe seu comentário