Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

EMPREENDER

Cooensino 2000 e SEBRAE realizam Feira do Empreendedor em Lucas do Rio Verde

Parceria entre colégio e instituição de apoio e fomento a micro e pequenas empresas incentiva empreendedorismo de crianças e adolescentes luverdenses

Publicado em 15/11/2018 às 04:04
Atualizado em

Turminha do Sítio do Seu Lobato, alusão ao Sítio do Pica-Pau Amarelo. Barraca comercializou produtos típicos consumidos na zona rural do Brasil (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Aconteceu, durante a tarde e a noite de ontem (14), na quadra poliesportiva do Colégio 2000, mais uma edição da Feira do Empreendedor. O projeto é anual e conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa  - SEBRAE - que oferece treinamento aos professores e aos alunos da instituição de ensino para que eles desenvolvam empresas fictícias. A finalidade do projeto é fomentar entre as crianças e adolescentes que participam do evento o espírito empreendedor e fortalecer conceitos como iniciativa e trabalho em equipe.

A coordenadora pedagógica do Cooensino 2000, professora Maria Cristina Fernandes, em entrevista exclusiva ao Portal da Cidade, disse que “a Feira serve para despertar nestas crianças a vontade de empreender com responsabilidade. A parceria com o SEBRAE fez com que estes alunos começassem uma empresa do zero (...) imaginaram o nome da empresa fictícia, criaram campanha publicitária, fizeram levantamento de custos, calcularam margem de lucro. Tudo isso é feito para que eles se sintam motivados a crescer usando suas próprias forças e sabendo reconhecer os eventuais problemas que uma empresa nascente enfrenta”.

O diretor do Cooensino 2000, professor Paulo Angeli, reforça o caráter empreendedor do evento, mas ressalta a natureza da própria instituição que dirige: “a Feira é uma prática pedagógica que realizamos todos os anos (...) como nós somos uma cooperativa de educação, e um dos nossos principais interesses é o desenvolvimento da comunidade, incentivar o trabalho em conjunto sempre perpassou esse processo educativo. Principalmente porque temos aqui em Lucas do Rio Verde grandes cooperativas, como o Sicredi e o Siccob”.

Ao final da Feira do Empreendedor os alunos fizeram o balanço dos ganhos e gastos, dividindo o lucro entre os envolvidos no projeto. Algumas iniciativas, como a barraca do 8º Ano do Ensino Fundamental, foram filantrópicas, destinando todo o material arrecadado para a Casa Lar do município.

Fonte:

Deixe seu comentário