Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Volta às aulas

Crianças vacinadas ficam mais imunes a vírus escolares

Enfermeira da Saúde Livre Vacinas alerta sobre as vacinas que são importantes, e que devem estar atualizadas na caderneta de vacinação.

Publicado em 28/01/2020 às 08:57
Atualizado em

Vacinação na fase escolar é necessária para realização de matricula (Foto: Foto: Reprodução)

A vacina é uma grande aliada para imunizar e proteger a contaminação de várias doenças, e deve ser aplicada ainda na infância, pois muitas infecções ocorrem neste período. Na fase escolar, um dos documentos necessários para efetuar a matrícula dos alunos, é a caderneta de vacinação, justamente por ser uma comprovação de que aquela criança está em dia com as vacinas.

Para a enfermeira Ana Carina Effting, da Saúde Livre Vacinas, de Lucas do Rio Verde os benefícios diretos e indiretos gerados pelas ações de imunização são inquestionáveis, e inúmeras evidencias demostram seu potencial de redução da morbilidade entre crianças e adultos.

"Vacinar é um ato de amor e cuidado com o seu filho. Tendo essa ação, você também esta protegendo as demais crianças que estão no ambiente escolar, prevenindo a transmissão de algumas doenças imunopreveníveis. Escolas e creches são reconhecidas como ambiente com características epidemiológicas especiais, por abrigar população com perfil característicos e sob-risco especifico para a transmissão de doenças infecciosas, por isso as crianças aglomeradas recebendo cuidado de forma coletiva, estarão mais protegidas", explica. 

Crianças pequenas apresentam hábitos que facilitam a disseminação de doenças tais como levar as mãos e objetos à boca, contato interpessoal muito próximo, a não lavagem correta das mãos, e principalmente imaturidade no sistema imunológico. Por estarem inseridas em escolas, creches ou centro infantis tem risco maior de adquirir doenças diarreicas, doenças invasiva bacteriana por Haemophilus Influenza e Streptococus Pneumoniae, Hepatite A e Varicela (catapora).

As  infecções respiratórias das vias aéreas superiores (resfriados,faringite, sinusite) e inferiores (bronquites,faringites e sinusite) são as que mais acometem crianças em idade escolar". 

Indicações de vacinas para idade escolar:

  • Gripe(influenza)
  • Hepatite A
  • Pneumocócicas
  • Varicela(catapora)
  • E as demais vacinas de rotina.

Ana Carina Effting, Enfermeira Responsável Técnica, na Saúde Livre Vacinas, Lucas do Rio Verde.

Prevenção!

Para ter um ano escolar tranquilo é necessário que os pais estejam atentos às vacinas de seus filhos. Qualquer dúvida, entre em contato com Saúde livre Vacinas, temos uma equipe treinada para melhor lhe atender".

Ana Carina Effting, Enfermeira Responsável Técnica, na Saúde Livre Vacinas, Lucas do Rio Verde.

Fonte:

Deixe seu comentário