Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ESPECIAL

Dia dos Professores: “Educação precisa criar ser humano integral”

Professora há 40 anos, Maria Geni Bess afirma que educação precisa formar cidadãos integrais qualificados para o mercado de trabalho e para a vida social.

Publicado em 13/10/2018 às 22:30
Atualizado em

Professora Maria Geni Bess (Foto: Portal da Cidade)

A professora Maria Geni Bess atua há 40 anos em todos os âmbitos da educação. Formada em matemática, ela já atuou dentro de sala de aula, foi secretária e diretora nas redes pública e privada. Sua história se confunde com a própria história da educação de Lucas do Rio Verde; sob seus olhos passaram pessoas que hoje são odontólogos, advogados, médicos, servidores públicos, jornalistas e professores. Mas, segundo Maria Geni, o maior prêmio que um professor pode receber após longos anos trabalhando, é saber que seus alunos se tornaram, além de bons profissionais, excelentes cidadãos.

Realização
“Eu me realizo como professora e me vejo, ao fazer isso, prestando a contribuição que posso dar à sociedade na qual eu estou inserida para melhorar o mundo em que vivemos. O magistério é uma das profissões mais nobres que existem, talvez a mais nobre de todas, porque ela é mãe de todas as outras profissões. Eu sempre enxerguei a educação como um caminho a ser percorrido, desde a alfabetização até o Nível Superior [...] não se queima etapas e não se faz milagres, caso eu faça isso com uma criança, inevitavelmente estarei criando um profissional frustrado para o futuro”, avalia Maria Geni.

Formando cidadãos
A professora ainda comenta sobre o fato de que, nas quatro décadas em que se dedicou à educação, viu nascer toda uma geração de profissionais de sucesso em diversas áreas e que, atualmente, já começam a tomar as rédeas de Lucas do Rio Verde nas mãos. Para ela, no entanto, mais do que o sucesso profissional de cada um de seus alunos, “o que conta mesmo é saber que, independentemente da formação que cada um escolheu, do mais humilde até os mais proeminentes, busquei passar a todos um consistente sentimento de cidadania e de valorização ao próximo [...] uma sociedade não é composta só de bons profissionais, pois de nada adianta a pessoa ser a melhor profissional de todas, mas não respeitar as leis, não cuidar de sua família, não dar amor aos seus filhos [...] a educação precisa criar um ser humano integral”.

O Portal da Cidade publicará uma série de três matérias em comemoração ao Dia dos Professores. A primeira, publicada na sexta-feira (12), pode ser acessada através do link.

Fonte:

Deixe seu comentário