Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO

Educação é foco na Semana Nacional de Trânsito de Lucas do Rio Verde

Secretário de Segurança e Trânsito, Alexandre William, afirma que educar os futuros condutores é a melhor saída para a redução do número recorde.

Publicado em 30/09/2018 às 22:12
Atualizado em

Blitz educativa em Lucas do Rio Verde (Foto: Reprodução/Ascom Prefeitura)

Durante toda a última semana de setembro, o Brasil debateu os problemas inerentes à violência no trânsito e os prejuízos econômicos e sociais que o elevado número de acidentes ocorridos no país nas últimas décadas causam.

Jovens são as maiores vítimas
Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde, o Brasil está na quinta posição global no número de acidentes de trânsito, entre 178 países analisados, gerando mais de 47 mil mortes todos os anos e ferindo outras 204 mil pessoas, principalmente entre a população entre 15 e 29 anos. Os dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) corroboram esta informação e destacam que o custo financeiro deste quadro é um prejuízo anual que representa entre 1% e 3% de todo o nossos PIB. O problema é tão sério que autoridades chegam a classificar o caso como um problema de saúde pública.

Para contornar este quadro, todos os anos o Brasil realiza uma série de encontros, debates, palestras, publicações e campanhas para conscientizar os condutores sobre a necessidade da mudança de postura diante do tráfego nas ruas e estradas.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública de Mato Grosso indica que, ao longo de todo ano de 2017, o estado mato-grossense registrou 656 mortes em suas vias, mas o número de acidentes no mesmo período ultrapassou a casa das 23 mil ocorrências.

Em Lucas do Rio Verde
Embora Lucas do Rio Verde não registre um elevado número de acidentes envolvendo veículos em suas ruas, o município é cortado por uma das mais perigosas rodovias de todo o Brasil: a BR-163.

Celebrada desde 1997, a Semana Nacional de Trânsito é celebrada. Desde seu primeiro ano, são as crianças das escolas públicas o alvo primordial de toda a campanha, uma vez que elas – afirmam os especialistas em trânsito – são os motoristas que podem, mudando sua conduta, reduzir o número de óbitos em nossas estradas.

Esta é, inclusive, a opinião do secretário de Segurança e Trânsito, Alexandre William de Andrade: “Ao longo de todo o mês de setembro tivemos o cuidado de realizar diversas intervenções visando tanto a fiscalização quanto a educação para o trânsito de nossos condutores, mas é necessário darmos destaque ao trabalho do Grupamento de Educação para o Trânsito. Criado recentemente, ele visita os alunos da nossa rede municipal de educação, além de pontos estratégicos como bares e restaurantes de nossa cidade, orientando as pessoas quanto os perigos de beber e dirigir. No entanto, queremos expandir nosso raio de ação para as redes estadual e particular,  levando formação a todas as nossas crianças e adolescentes”, explica.

Fonte:

Deixe seu comentário