Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde

Educação Municipal forma alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas

Proerd retoma os trabalhos em Lucas do Rio Verde e 142 alunos da Escola Cora Coralina recebem orientações

Publicado em 14/09/2022 às 19:20

(Foto: Ascom Prefeitura)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), realizado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, realizou, nesta terça-feira (13), a formatura de 142 alunos dos 4º anos da Escola Municipal Cora Coralina. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, oficiais da polícia, professores e familiares dos alunos.

O Proerd tem como objetivo contribuir na formação dos estudantes, alertando sobre os malefícios causados pelas drogas, atuando junto à comunidade escolar, o que inclui pais e professores na prevenção da criminalidade e conscientizando para uma vida mais saudável.

A proposta do programa é fortalecer a autoestima das crianças e jovens mostrando opções saudáveis de comportamento, longe das drogas e da violência, sensibilizar as famílias para os valores morais e éticos e prevenir a criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso de drogas.

Para o prefeito em exercício, Marcio Pandolfi, o retorno do programa enriquece o sistema de ensino municipal. “Estamos felizes com o retorno, é um importante programa que ajuda muito a conscientizar as crianças e as famílias. O Proerd é uma ferramenta para que as crianças se afastem das drogas, não tenham curiosidade de querer experimentar, evitando sofrimentos que isso causa para as nossas famílias. Essa parceria da Educação com a Polícia Militar é de praticamente 20 anos desse belo projeto, que leva um policial para a sala de aula, conversa com as crianças, leva material didático que de fato explica muito bem para que elas compreendam os riscos de ir para esse caminho”, ressaltou.

O servidor público Mizael Messias Rodrigues foi prestigiar os dois netos que estavam formando. Para ele, o aprendizado sobre o assunto em sala de aula complementa a educação que ambos possuem dentro de casa. “É muito bom a escola reforçar às nossas crianças sobre os perigos que as drogas causam na sociedade. A base da educação começa em casa, com os pais, avós, mantendo o diálogo e mostrando os caminhos certos da vida. O Proerd mostra que a questão de combater as drogas parte das forças de segurança, mas é preciso reforçar para as nossas crianças a importância de se manter longe delas e mostrar as consequências, que não são boas”, refletiu Mizael.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, explica que o programa continuará atuando na rede municipal de ensino. “Este momento de formatura, que estamos prestigiando, mostra que o programa deve continuar, sabendo que a didática utilizada pelo instrutor agrada as crianças, desperta o interesse delas para um assunto tão delicado, mas que não pode deixar de ser falado. Estaremos incluindo mais alunos, de outros anos, pois nosso objetivo é que o maior número possível de crianças possa passar pelas aulas do Proerd”, revela a secretária.

O soldado Rafael Vinicius de Souza é quem ministra as aulas. Em Lucas do Rio Verde, está sendo a primeira experiência dele. “Em cada cidade uma experiência diferente. Sempre digo que eu aprendo muito mais do que os alunos. Cada criança tem uma personalidade, nos fazendo criar novos métodos para ensinar. O Proerd tem esse propósito de formar as crianças que estão na base educacional a serem adultos responsáveis e conscientes dos seus atos. Prevenir o uso das drogas é também uma forma de proteção à vida", esclarece Rafael.

“Primeiramente eu queria parabenizar a Polícia Militar e a Prefeitura pelo resgate do Proerd, que eu considero uma conquista. São mais de 100 alunos que serão multiplicadores da luta de combate às drogas, ressaltando que são crianças, cientes do grande mal que assola a sociedade”, discursou o secretário de Segurança Pública, Cel. Marcos Cunha.

Também estiveram presentes na cerimônia o comandante do 14º Comando Regional da Polícia Militar, coronel PM Claudio Fernando Carneiro Tinoco, comandante do 13º Batalhão da PM, tenente coronel PM Paulo Jailson Secchi de Ávila, presidente da Câmara Municipal, vereador Daltro Figur, demais representantes do Judiciário, das forças de segurança e dos conselhos Tutelar e de Educação.


Fonte:

Deixe seu comentário