Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

capacitação

Em visita ao Portal da Cidade, Grupo SENAI elucida atuação em Lucas do Rio Verde

Inicialmente, a unidade deverá oferecer capacitação em quatro áreas tecnológicas. Matrículas abertas a partir desta quarta-feira (11).

Postado em 10/09/2019 às 11:00 |

(da esq.) Ana Caroline, gerente do SENAI em Lucas do Rio Verde, e Lélia Brun, Diretora Regional do SENAI em Mato Grosso, durante visita ao Portal da Cidade (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

(da esq.) Ana Caroline, gerente do SENAI em Lucas do Rio Verde; Lélia Brun, Diretora Regional do SENAI em Mato Grosso; José Mello, Diretor Executivo do Portal da Cidade e Kimberly Schäfer, redatora do Portal da Cidade. (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Na manhã dessa terça-feira (10), o Portal da Cidade recebeu  em seu escritório representantes do Sistema Nacional de Indústria - SENAI. A visita rendeu informações importantes para quem deseja se destacar no âmbito profissional.

Com uma estrutura ímpar e tecnologia de ponta, a unidade do SENAI que será inaugurada esta noite em Lucas, totaliza um investimento de R$ 9 milhões. O prédio conta com três salas de aula e sete laboratórios, divididos por especialidades que acomodarão entre 16 e 40 alunos por turno.

Para Lélia Brun, Diretora Regional do SENAI em Mato Grosso, a oportunidade que chegou à Lucas do Rio Verde deve agregar muito ao mercado de trabalho luverdense, e contribuir para o desenvolvimento do município.

"Nós incentivamos o empreendedorismo. Estamos falando de oportunidade, desenvolvimento. Portanto,  convidamos as pessoas a conhecerem um pouco mais da nossa estrutura. Identificando as possibilidades e limites de atuação dela mesmo, influenciar outras pessoas e contribuir para o desenvolvimento do nosso município" - externou. 

Ao Portal da Cidade, a Gerente do SENAI em Lucas do Rio Verde, Ana Caroline Bononi, deu detalhes a respeito dos cursos que serão ofertados:

"Nessa primeira etapa nós vamos trabalhar em quatro áreas tecnológicas. Nós teremos o programa do curso de Mecânico Industrial, ele começa com um curso de base de mecânica e vai avançando em outras especialidades, então é um programa de mais de 200 horas de curso. Nós temos também o Assistente Administrativo com Informática, que também inicia no nível básico e depois vai aperfeiçoando, [...] são cinco cursos dentro desse programa. Temos o Excel, que também começa com níveis básicos, passa para o intermediário, avançado, daqui a pouco o aluno já começa criar net worths. E tem os Comandos Elétricos, para pessoas que já tem conhecimento na parte de elétrica e quer aperfeiçoar".

Cada curso estipula requisitos diferentes para o aluno ingressar. São cursos que contemplam adolescentes, jovens e adultos do ensino fundamental ao médio, com idade mínima de 14, 16 ou 18 anos, dependendo da área escolhida pelo candidato à vaga.

Qual curso escolher?
Durante Live com o Portal da Cidade, Lélia Brun mencionou as funcionalidades da ferramenta robótica para auxiliar os futuros alunos que ainda não conseguiram encontrar a área que desenvolvem maior afinidade. A ferramenta de serviços cognitivos da IBM - empresa norte-americana - analisa 92 características socioemocionais do usuário, como extroversão, amabilidade e autodisciplina, e indica as profissões da indústria mais adequadas ao perfil desenhado.

"Nós temos uma parceria com a IBM por meio do SENAI Nacional. Para a pessoa que tiver dúvida: 'Qual a minha vocação?', nós temos à disposição o robô Watson [...] Essa inteligência artificial dá uma resposta à respeito do perfil daquela pessoa".

Unidade em Lucas do Rio Verde. (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Gastronomia
Outra novidade é que a parceria entre SENAI e SESI também deve acontecer muito em breve. Explorando o apreço dos luverdense por feiras gastronômicas, como o Mercado do Produtor, a parceria SENAI/SESI promete trazer ao território local o Cozinha Brasil.

O programa oferece cursos de curta e média duração, gratuitos à população, para o ensino da prática de uma alimentação nutritiva e saudável, de baixo custo, e que respeita as diferenças regionais e das estações.

Promovendo capacitação, a qualidade profissional e novas tecnologias são alguns dos inúmeros ganhos que o mercado de trabalho luverdense terá com a instalação do SENAI em Lucas do Rio Verde.

O valor das mensalidades é baixo e as matrículas estarão abertas a partir de amanhã (11). O prédio está localizado na Rua Umuarama, N° 675 S, Bairro Menino Deus, em frente ao Centro de Eventos Roberto Munaretto.





Fonte:

Deixe seu comentário