Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

TECNOLOGIA

Estudantes de Lucas do Rio Verde são destaque em competição de foguetes

Evento nacional ocorreu em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, e reuniu os melhores experimentos entre 150 mil competidores de todo o Brasil.

Publicado em 13/12/2019 às 02:30
Atualizado em

Alunos da Escola Municipal Eça de Queirós, de Lucas do Rio Verde, são destaque em competição nacional de Lançamento de Foguetes (Foto: José Boas/Portal da Cidade)

Três alunos da Escola Municipal Eça de Queirós, de Lucas do Rio Verde, voltaram da 13ª Jornada Nacional de Lançamento de Foguetes com o 6º lugar da competição, além de se destacarem com a apresentação de um projeto de propulsão em dois estágios. O evento fez parte da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e foi realizado na cidade de Barra do Piraí – RJ, reunindo cerca de 150 mil participantes de todo o Brasil.

Projetos

O projeto levou dois protótipos, um em papel e outro em PVC, que usaram como combustível de propulsão água e ar comprimido. Quem explica melhor é o estudante Gabriel Cardoso, um dos vencedores: “foi um trabalho árduo até chegarmos à mistura ideal de 500ml de água para 66 PSI de ar. Com esta fórmula conseguimos atingir os 200m aqui, durante os testes, mas por problemas que aconteceram no campo de lançamento, nossos foguetes atingiram a altura máxima de 165m. No entanto, mesmo com estes resultados abaixo do esperado, conseguimos colocar Lucas do Rio Verde no mapa das experiências e, a partir de agora, esperamos expandir nossos experimentos e atrair mais interessados”.

Olhos no futuro

O prefeito Luiz Binotti (PSD) recepcionou os estudantes no salão de reuniões do Paço Municipal e se disse muito feliz pelos resultados obtidos pela equipe da cidade. Em sua avaliação, “isso mostra, mais uma vez, que os investimentos em educação feitos aqui em Lucas do Rio Verde têm produzido grandes resultados e que, mantidos estes programas, avançaremos muito mais no futuro. Quando lançamos a proposta da Cidade do Conhecimento, buscamos oferecer meios para que estes valores apareçam e se destaquem. Não existe crescimento sem apoio à tecnologia e à ciência e é isso que queremos que nosso município se torne: uma cidade capaz de produzir ciência e gerar desenvolvimento a partir dela”.


Fonte:

Deixe seu comentário