Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

REFERÊNCIA

Hortas nas escolas de Lucas do Rio Verde são referência em Mato Grosso

Canteiros montados em pequenos espaços das unidades escolares e que servem como laboratório para diversas atividades pedagógicas.

Publicado em 05/09/2019 às 01:06
Atualizado em

Projeto Cheiro Verde, desenvolvido em Lucas do Rio Verde, transforma as hortas escolares em laboratórios vivos usados em atividades pedagógicas (Foto: Reprodução)

Um projeto educacional desenvolvido há mais de uma década em Lucas do Rio Verde tem ganhado cada vez mais a atenção de outros municípios e até mesmo do governo do estado de Mato Grosso. Trata-se do programa Horta nas Escolas, que utiliza canteiros montados em pequenos espaços das unidades escolares e que servem como laboratório para diversas atividades pedagógicas.

De acordo com a bióloga Lindonésia Andrade, supervisora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, “a horta na escola proporciona aos professores de todas as áreas do conhecimento um laboratório vivo. Nele podemos trabalhar os mais variados temas, além de incentivar a curiosidade dos alunos para o desenvolvimento de hábitos saudáveis de alimentação, pois com a hora, eles têm a oportunidade de conhecer melhor os alimentos”.

Cheiro verde

Além das hortas, a Secretaria também começou a desenvolver o projeto Cheiro Verde. A ideia conta com a parceria da Secretaria de Agricultura e de instituições privadas e já revitalizou 10 hortas, construiu outras 4, além de 3 jardins sensoriais e atende a demanda de 17 escolas municipais.

“Além disso, as crianças ainda aprendem conceitos básicos de economia doméstica e meio-ambiente. É neste contexto que entra o trabalho desenvolvido no Museu do Cerrado. Lá atendemos escolas e grupos que queiram aprender, através de experiências práticas e teóricas, diversos temas voltados à educação ambiental” – complementa Lindonésia.


Fonte:

Deixe seu comentário