Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Enem 2019

Inscritos no Enem 2019 em Lucas do Rio Verde poderão consultar local de prova

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Cerca de 5,1 milhões de estudantes estão inscritos no Enem 2019.

Publicado em 15/10/2019 às 00:33
Atualizado em

Na matéria algumas dicas para a redação (Foto: Reprodução)

A partir desta quarta-feira (16), os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Lucas do Rio Verde poderão acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição para saber o local de prova, que serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Na Página do Participante, os estudantes poderão conferir, no Cartão, o número da sala onde farão o exame, a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição, e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, entre outras informações. 

Uma dúvida de boa parte dos participantes é como estudar para o Enem, principalmente para a redação. Pensando nisso o Portal da Cidade buscou algumas dicas com a professora de Língua Portuguesa e Literatura, Janaina Coura Ferreira. Para facilitar este processo "uma dica que sempre dou para meus alunos, é fazerem a redação antes das questões objetivas, pois a redação é muito importante, e a pontuação conta muito no exame. Os métodos de avaliação da redação também devem ser considerados", orienta.

Janaina Coura Ferreira, professora de Língua Portuguesa e Literatura em Lucas do Rio Verde

#foconaredacao

Janaina Coura Ferreira, professora de Língua Portuguesa e Literatura em Lucas do Rio Verde

A leitura também é uma importante ferramenta para a redação, pois é a primeira parte da prova, já que é a partir do entendimento dos textos motivadores que o tema será estabelecido e a redação poderá ser redigida.

"Cada competência avaliada na redação tem o peso de 200 pontos, por isso  vale a pena investir o tempo necessário para garantir que ela seja boa. Lembre-se que um bom texto é aquele que cumpre a sua função, e que ele se encaixe nessas 5 competências:

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa .
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista .
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação .
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos", conclui Janaina.



Fonte:

Deixe seu comentário