Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

TECNOLOGIA

Lançado em Lucas do Rio Verde o Portal Educacional TECLucas

Nova ferramenta deve estar à disposição do Poder Público, escolas municipais e comunidade já no começo do próximo ano letivo

Publicado em 07/08/2019 às 05:23

Portal Educacional TECLucas deve começar a atender rede municipal de educação a partir do início do ano letivo de 2020 (Foto: Reprodução)

Foi lançado oficialmente, na tarde desta quarta-feira (07), em Lucas do Rio Verde, o Portal Educacional TEC Lucas. A ferramenta virtual promete agilizar o acesso à informação e desburocratizar o contato entre comunidade e a rede de escolas do município.

 AUTO-SUFICIÊNCIA - Quem explica o funcionamento do novo portal é o supervisor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura do município, Luiz Barbosa. Segundo ele, “a proposta do novo portal é facilitar o acesso às informações contidas no banco de dados por todos que quiserem usá-lo, sem abrir mão da qualidade na tecnologia. Por isso, a parceria com a UFMT se torna tão importante, pois eles detém o conhecimento para a construção dessa interface. No futuro, a partir desta base, nossa meta é desenvolvermos, nós mesmos, a tecnologia a partir de nossas próprias demandas e necessidades. Isso fará com que a Prefeitura poupe recursos hoje usados para adquirir programas (...) que são caros”.

NOVO TEMPO – Sob o ponto de vista do Dr. Einstein Lemos de Aguiar, Professor no Departamento de Administração da UFMT e pesquisador na área de Gestão do Conhecimento aplicada a serviços e produtos para educação, “as novas tecnologias já são amplamente usadas na gestão da educação em diversos países. Desenvolver tecnologia própria coloca Mato Grosso e Lucas do Rio Verde na vanguarda de um movimento que se mostra cada vez mais necessário. Aqui no Brasil ela ainda é uma novidade dentro do ambiente das escolas públicas e ambientar nossos alunos e toda a comunidade para lidar com esse tipo de linguagem criará uma rede de informações que fortalecerá a relação direta entre pais, alunos e escolas”.

O objetivo dos desenvolvedores do sistema é treinar todos os profissionais da rede municipal de educação até dezembro, para que as escolas municipais já iniciem o ano letivo de 2020 usando toda a plataforma tecnológica para se relacionar com alunos e pais.

FUNCIONAMENTO – A secretária de Educação, Cleusa de Marco, destaca que o portal será “um espaço onde os professores alocarão informações e conteúdos pedagógicos, onde os alunos poderão acessar para estudar a qualquer momento e onde os pais poderão acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos. Para que isso seja possível, vamos treinar os nossos servidores da educação de forma que eles dominem essa tecnologia e consigam repassar esse conhecimento para alunos e pais. Essa ferramenta potencializará ainda mais as condições da educação, principalmente para as classes menos favorecidas da sociedade, que não têm condições de adquirir este tipo de ferramenta fora do ambiente oferecido pelo Poder Público”.


Fonte:

Deixe seu comentário