Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

data especial

Há 30 anos em sala de aula, professora mineira é destaque no ensino luverdense

Nesta reportagem do Portal da Cidade para o 15 de outubro, Dia do Professor, conheça a história da professora Maria do Carmo, a Carminha.

Publicado em 15/10/2019 às 04:02
Atualizado em

Professora Maria do Carmo, mais conhecida como Carminha, atua em Lucas do Rio Verde há 17 anos (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Hoje, 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor. Esta data em que se homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país.

Apesar de todas as dificuldades, a carreira de professor é bastante importante, pois oferece oportunidade para que as pessoas acumulem saberes, e contribui para o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento.

Em homenagem aos professores espalhados pelo nosso querido Brasil, em especial, Lucas do Rio Verde, o Portal da Cidade entrevistou uma educadora luverdense, a fim de contar um pouco mais sobre essa profissão tão maravilhosa e tão desafiadora!

Mineira de coração luverdense

Maria do Carmo Mendonça de Souza, ou Carminha, como carinhosamente é chamada pelos alunos do Centro Educacional Piaget, nasceu no interior de Minas Gerais. Como já dizia a poetisa, "feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina", de fato, Carminha se tornou professora e encontrou sua realização.

"Sou do tempo em que as meninas estudavam para exercerem a profissão de professora. Por isso digo que não escolhi ser professora, mas fui escolhida para ser uma. Confesso que no início da carreira, não me sentia atraída, tampouco preparada para enfrentar essa missão, mas com o passar do tempo e, sobretudo, com o carinho e reconhecimento de meus alunos e da Escola Piaget, hoje, me sinto realizada e certa de que eu jamais seria feliz em qualquer outra atividade.", contou a educadora ao Portal da Cidade.

Maria do Carmo atua na área há 30 anos, e para ela, "ser professora vai muito além da sala de aula. Em minhas mãos, mais do que compartilhar meus conhecimentos, tenho a oportunidade de me expressar por meio de uma palavra amiga, de compreensão em relação ao outro, de comprometimento com a missão. Isso exige muito mais que conhecimento, exige amor".

Visão discente

Aluno João Pedro Smaniotto ao lado da professora Maria do Carmo (Foto: Portal da Cidade)

"Ter uma professora como a Carminha é muito importante, pois ela sempre me ajuda e ajuda os outros colegas. Ela com certeza é uma das melhores professoras que eu já tive", relatou o estudante João Pedro Smaniotto.

"Há cinco anos que estudo aqui na Piaget. Quando cheguei aqui eu consegui superar algumas dificuldades, por isso eu só tenho a agradecer a todas as professoras, em especial a professora Carminha, que para mim, é muito especial. Ter uma professora com a dedicação que ela tem faz a diferença em nossas vidas", ressaltou Eduarda Bortolassi.

Companheirismo e caminhada

"Trabalho como professora de matemática e física na escola Piaget há 15 anos. Quando cheguei aqui, umas das profissionais que mais me motivou e ajudou foi a Carminha. Eu sou muito grata por fazer parte da Piaget e dividir o meu espaço com profissionais maravilhosos que aqui atuam", externou a educadora Marisa Felipetto.

Durante as aulas, dúvidas são esclarecidas pela professora (Foto: Portal da Cidade)

"Hoje, nesse 15 de outubro, posso afirmar que criei muitos vínculos ao longo dessa caminhada. Além disso, aprendi e ainda vou continuar aprendendo com meus alunos, pois se cheguei até aqui, foi graças também a essa troca e oportunidade que, há 17 anos, recebi da Piaget. Há um pensamento de Cora Coralina que diz: 'feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina'. É assim que me sinto em todos esses anos de carreira e enquanto eu ainda me sentir capaz e puder contribuir para que o sonho de tantos jovens que têm passado pelo meu caminho seja concretizado, continuarei incansavelmente exercendo minha difícil, mas muito nobre, missão de ser  Professora", concluiu Maria do Carmo Mendonça de Souza.


Fonte:

Deixe seu comentário