Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Enem 2019

Participantes de Lucas do Rio Verde já podem acessar a Cartilha da Redação

A cartilha já está disponível para tirar as principais dúvidas dos estudantes.

Publicado em 25/10/2019 às 00:17
Atualizado em

Provas do Enem 2019 serão aplicadas em 3 e 10 de novembro (Foto: Reprodução)

Restando apenas nove dias do início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a 'Cartilha da Redação' que mostra quais são os critérios da correção da prova de redação. Com isso, é possível  conferir sete exemplos de redação que receberam a nota máxima no exame do ano passado, acompanhados de comentários de especialistas do instituto.

Através da cartilha, os participantes tem acesso sobre conteúdos essenciais para atingir uma boa pontuação, dúvidas sobre como funciona a correção da redação, o que pode gerar uma nota zero, entre outras dúvidas na hora da prova.

Também é de suma importância ficar atentos sobre as cinco competências que o Portal da Cidade publicou recentemente. Para ajudar neste processo, o Inep recomenda de forma geral que o candidato: 

  1. Leia com bastante atenção o tema proposto e observe tipologia textual exigida (no caso, texto dissertativo-argumentativo);
  2. Leia os textos motivadores, observando as palavras ou os fragmentos que indicam o posicionamento dos autores;
  3. Identifique, em cada texto motivador, se for o caso, a tese e os argumentos apresentados pelos autores;
  4. Reflita sobre o posicionamento dos autores dos textos motivadores e defina, com muita clareza, qual será o seu posicionamento;
  5. Leia atentamente as instruções apresentadas após os textos motivadores;
  6. Defina um projeto de texto em que seja planejada a organização estratégica da sua redação, a fim de defender o ponto de vista por você escolhido, e apresente uma proposta de intervenção ao problema abordado.


Fonte:

Deixe seu comentário