Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Informativo

Prefeitura anuncia a implantação da UFMT em Lucas do Rio Verde

Município recebeu a proposta final, pedagógica e orçamentária, elaborada pela comissão de implantação

Publicado em 27/09/2022 às 17:05

(Foto: Ascom/Prefeitura)

Em ato solene, realizado no Auditório dos Pioneiros, a Gestão Municipal recebeu da reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a nova proposta de criação do campus em Lucas do Rio Verde. A expectativa é que o município receba os primeiros cursos da instituição a partir de 2023, inicialmente, utilizando as salas de aula da Escola Olavo Bilac.

Para a cerimônia, participaram o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama, Janice Ribeiro, o vice-prefeito, Marcio Pandolfi, o reitor da UFMT, professor Dr. Evandro Soares, o pró-reitor, Adelmo Carvalho, secretários, ex-prefeitos, além de representantes do Legislativo, da comissão Pró Implantação, comunidade escolar, entidades e organizações da cidade.

A proposta concluída contempla as partes pedagógica e orçamentária. A partir de agora, a Administração Municipal, com apoio das forças políticas, busca junto ao Ministério da Educação que sejam disponibilizados os recursos para implantação da universidade federal.

“Esse próximo passo, de alocar os recursos no orçamento da União, é para que possam ser feitas as contratações de corpo docente, das pessoas para trabalhar na área administrativa e, evidentemente, dar o início aos cursos aqui no município”, destaca o prefeito Miguel Vaz.

Inicialmente devem ser oferecidos cinco cursos, sendo: 1) Ciência e Tecnologia, bacharelado interdisciplinar; 2) Engenharia Agronômica, bacharelado; 3) Área de Saúde, bacharelado interdisciplinar; 4) Psicologia, bacharelado; 5) Letras Português e Inglês, licenciatura.

“Lucas do Rio Verde é um município que sempre priorizou a educação desde o ensino infantil, fundamental e o ensino médio. A universidade será uma consequência de todo esse trabalho”, afirma o reitor da UFMT.

Ainda durante a cerimônia, Evandro Soares assinou o memorando de doação do terreno para a instalação da instituição de ensino superior, documento já assinado pelo prefeito Miguel Vaz em 13 de junho de 2022. O espaço está sendo doado pelo grupo GGF Fazendas LTDA, da família Ferrarin, e recebeu a visita das autoridades logo após o evento.

Localizada no início da Rodovia Izidoro Pivetta, a área possui 25 hectares, com fácil locomoção para a Fundação Rio Verde de Pesquisas. A ideia é que os laboratórios da fundação sejam utilizados pelos alunos de agronomia.

Busca pela UFMT começou em 2011

Conforme destacado pela Secretária de Educação, Elaine Lovatel, a busca pela implantação da UFMT começou em 2011, a partir do envio de ofício do Legislativo Municipal à Assembleia Legislativa. No mesmo ano, houve a criação da Lei nº 379/2011, que propôs a criação do campus no município luverdense.

De lá para cá, teve a criação da comissão de implantação, visitas a Brasília, à reitoria da UFMT e o envio de novos ofícios. O mais recente, Ofício nº 326/2020, teve a devolutiva do MEC como negativa (Ofício 186/2020/CGP/DIFES/SESU/SESU-MEC), gerando a necessidade da elaboração de uma nova proposta de criação do campus.

“Esse é ato muito importante para que os próximos passos possam ser efetivados. Essa assinatura é a materialização de 11 anos de esforço, de trabalho de várias pessoas”, afirma Elaine Lovatel.

Fonte:

Deixe seu comentário