Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

QUALIFICAÇÃO

Professor de inglês da rede municipal é classificado e vai fazer imersão nos EUA

Data da viagem ainda está indefinida em razão da pandemia. Viagem é um sonho que se realiza para Welinton Siqueira

Publicado em 16/05/2020 às 23:24

Welinton leciona na Escola Olavo Bilac. Professor conseguiu qualificação para curso de 6 semanas nos EUA (Foto: Arquivo Pessoal)

Profissional com 25 anos de formação acadêmica em língua inglesa, Welinton Siqueira está próximo de realizar um sonho de adolescência. Professor da rede municipal, Welinton se inscreveu e foi aprovado para participar de um programa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da Fulbright Brasil. O PDPI (Programa de Desenvolvimento para Professores de Língua Inglesa nos EUA) permite que grupos de profissionais participem, anualmente, de um período de atividades em solo americano, vivenciando experiências que podem influenciar positivamente as comunidades onde vivem e atuam. 

Para participar do PDPI, o profissional tem que cumprir alguns requisitos, como ser professor de língua inglesa efetivo municipal, estar exercendo sua função e desenvolver projetos que impactem positivamente o desenvolvimento da comunidade escolar.

Natural de Alto Paraguai, Welinton Siqueira chegou em Lucas do Rio Verde em 2005. Antes de ingressar no ensino público, ele atuou em escolas de idiomas. Entre os projetos idealizados está um festival de música, que buscou despertar o interesse dos alunos pela língua inglesa desenvolvendo quatro habilidades: audição, fala, escrita e compreensão de texto. “E a música é importante nesse quesito. Todo mundo gosta de um gênero musical e esse projeto começou pequeno, mas ganhou projeção e expandiu pra cidade toda”, explica o professor, que atuava na Escola Eça de Queiros na época.

O projeto acabou esfriando e não teve continuidade no período em que Welinton foi para Cuiabá em busca de graduação. Assim que retornou, o professor trabalhou outro projeto, que estimulava os alunos a desenvolver habilidades culinárias usando a língua inglesa para desenvolver receitas. Esse projeto permitiu que alunos da Escola Olavo Bilac participassem, inclusive, de vídeo conferência com alunos de outros países. Essa troca de experiência foi possível graças a um professor americano que visitou Lucas do Rio Verde durante um intercambio num período em que Welinton atuou como tutor em curso de idiomas da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Com essa trajetória, o professor luverdense foi estimulado a se inscrever no programa. As provas aconteceram em meados de março, quando Welinton Siqueira conseguiu a pontuação necessária para fazer uma capacitação num período de seis semanas em solo americano. Para a escola, a participação pode render experiências positivas cujas técnicas, metodologias e práticas vivenciadas poderão ser compartilhadas após o retorno do professor.

Em entrevista ao Portal da Cidade, Welinton Siqueira se emocionou ao falar sobre o que será a realização de um sonho de adolescente. Vindo de família humilde, o professor batalhou para conseguir a formação acadêmica e agora conseguir aprovação para participar da imersão nos EUA. “Essa parte da minha história (dificuldades econômicas vividas na infância) foi que fez eu acreditar em sonhos e lutar para realizar. Sem luta, nem batalha, a pessoa não chega a lugar nenhum. Tudo o que conquistei na minha vida não caiu do céu”, disse. “Consegui provar pra mim mesmo que a gente pode sonhar, sim, mas as realizações só chegam se você pelos seus sonhos”.

Sobre a ida para os Estados Unidos, Welinton observou que a viagem ainda não foi agendada por conta da pandemia. Se o Covid-19 não tivesse alterado a rotina da humanidade, possivelmente o professor de língua inglesa embarcaria já em junho próximo. Ele acredita que essa imersão proposta pelo PDPI acontecerá no início de 2021. Com isso, o professor se prepara para essa experiência que promete marcar sua vida e as das pessoas que o cercam profissionalmente. Bom para manter o nível educacional que tornou Lucas do Rio Verde conhecida em todo o país.

Fonte:

Deixe seu comentário