Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

FUTURO

Professores de Lucas do Rio Verde passarão a ensinar robótica em sala de aula

A partir de 2020, nova disciplina fará parte do currículo comum de todas as escolas da rede municipal de ensino do município.

Publicado em 26/09/2019 às 21:19
Atualizado em

Francisco, Carlos Daniel e Luiz Pedro, alunos do sexto ano da Escola Fredolino Vieira de Barros, de Lucas do Rio Verde, montando um dos robôs do kit de robótica (Foto: José Boas/Portal da Cidade)

Conforme adiantado pelo Portal da Cidade anteriormente, os alunos da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde passarão a contar, já a partir de 2020, com aulas de robótica e linguagem de computadores em seus currículos normais. A mudança acontece graças aos investimentos realizados pela Prefeitura do município, que recentemente adquiriu os kits pedagógicos necessários à implantação do novo programa.

A ideia

De acordo com a idealizadora da proposta, Professora Maria Cecília Lira, “a ideia surgiu após a realização de uma Feira de Conhecimento, um experimento de imersão no mundo da robótica, feita na Escola Municipal Fredolino Vieira de Barros, no distrito de Groslândia. Começamos a montar os primeiros projetos com sucata trazida pelos próprios estudantes, porque ainda não contávamos com material adequado, e notamos que eles gostaram da proposta [...] a partir daí, começamos a trabalhar com frequência a robótica como apoio a outras disciplinas e notamos que o progresso cognitivo dos alunos avançava mais rapidamente”. 

Novos horizontes

Como o projeto deu certo na escola, a Secretaria de Educação criou uma comissão de tecnologia para avaliar as possibilidades de expandir o programa para as outras unidades municipais de ensino. Foram recrutados 8 professores que, a partir das plataformas pedagógicas  e dos kits disponíveis, começaram a planejar a formação de outros professores para lecionarem a nova disciplina. A proposta é realizar, neste próximo trimestre, o treinamento da primeira turma de 40 professores que repassarão o que aprenderam aos alunos de suas respectivas escolas.

“Com o treinamento destes profissionais, pretendemos chegar a todas as salas de aula da rede municipal em 2020. O treinamento dos professores será constante e eles poderão contar com o que há de mais avançado na área para ensinar tanto os conceitos fundamentais de robótica quanto o básico no desenvolvimento de linguagem de computadores. Nossa meta, com isso, é capacitar nossos alunos, a partir dos primeiros anos de escola, a serem capazes de encontrarem soluções para os desafios cotidianos e profissionais com maior facilidade”, explicou a professora.

A partir de 2020, nova disciplina fará parte do currículo comum de todas as escolas da rede municipal (Foto: José Boas/Portal da Cidade)

Fonte:

Deixe seu comentário