Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde

Se Deus quiser logo nos veremos; escreve aluno com saudades da escola

Peterson de apenas 8 anos estuda na Escola Municipal Vinícius de Moraes, ele representa milhares de crianças que sentem saudades do ambiente escolar

Publicado em 11/03/2021 às 22:18
Atualizado em

Aluno Peterson de Andrade Santana, estuda na Escola Municipal Vinícius de Moraes. (Foto: Reprodução)

A pandemia mudou hábitos e comportamentos. Desde março de 2020, rotinas foram transformadas com o isolamento forçado, tudo para evitar o contágio da Covid-19. Sem dúvida, o vírus que assombra o mundo, trouxe uma série de novas experiências, mudanças e incertezas.

Um dos maiores desafios foi na educação. Professores tiveram de se readaptar a um novo modelo de ensino. Os pais, além do trabalho, também se tornaram educadores, auxiliando os filhos nas atividades. O resultado disso, se resume em uma palavra: exaustão.

Mas nesse processo, entre desafios e dificuldades, os mais atingidos são os alunos. Crianças e adolescentes, nunca ficaram tanto tempo longe da escola, dos amigos e dos professores. 

Nesta semana, uma atividade chamou a atenção.

No final da tarefa, um recado: 


"Se Deus quiser, logo nos veremos professores. Saudades!

Assim, escreveu o aluno Peterson de Andrade Santana de apenas oito anos. Peterson estuda no 3º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Vinícius de Moraes, de Lucas do Rio Verde, e diariamente deixa mensagens de carinho nas atividades. De acordo com a família, "ele sente muita falta da escola e dos amigos, e escrever mensagens carinhosas é uma forma de amenizar a saudade".

De forma carinhosa, a professora Denise Pelissari, responde: "Também estou com saudades de vocês Peterson".

Em entrevista ao Portal da Cidade, Denise, que há 21 anos atua como professora, ressalta que a pandemia mudou muitas coisas, menos o amor pela educação.

"Nesse período de pandemia percebemos que mesmo estando longe das crianças fisicamente conseguimos estar perto através da telinha do celular, dos recadinhos carinhosos, dos áudios e vídeos que eles nos enviam. Esse vínculo afetivo, nesse momento, é importante para nos mantermos próximos e esperançosos de que logo tudo passará, e então, estaremos com todos os nossos alunos em sala novamente", ressaltou a educadora.

O aluno Peterson, representa milhares de crianças, que assim como ele, sentem saudades da rotina e da liberdade, impedida pela pandemia. Afinal, ir e voltar da escola fazia parte do dia a dia de milhões de crianças, adolescentes e adultos que, de repente, viram o cenário mudar.

Enquanto tudo isso não passa, seguimos com os cuidados de prevenção, e com a esperança por dias melhores, acesa em nossos corações.

(Desenho da aluna Isabelli Paes Martins, colega do aluno Peterson, também demostrando saudade da escola)


(Aluno Germano Dietrich, expressando seu carinho e amor pela professora Denise)

Fonte:

Deixe seu comentário