Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Enem 2019

Em Lucas do Rio Verde, participantes do Enem 2019 reclamam do tema de redação

Com o tema 'Democratização do acesso ao cinema no Brasil', participantes disseram ter tido dificuldades para escrever sobre o assunto.

Publicado em 03/11/2019 às 23:02
Atualizado em

No total, cerca de 2,5 mil pessoas se inscreveram para o Enem em Lucas do Rio Verde (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Em Lucas do Rio Verde cerca de 2,5 mil  pessoas se inscreveram para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 ocorrido no último domingo (03).

Além das questões de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias, a prova teve como o tema de redação  a 'Democratização do acesso ao cinema no Brasil', assunto que deixou muitos participantes surpresos.

"Eu não gostei do tema da redação, pois sempre cai algum assunto que está acontecendo no mundo e no momento. Na minha opinião o tema é inacessível para muitas pessoas. Aqui em Lucas do Rio Verde por exemplo, não tem cinema, então foi muito difícil escrever sobre o assunto", comentou a estudante Miquely Batista Dalarmi, de 16 anos.

"Olha, no começo eu não estava muito nervoso porque já tinha feito várias vezes o Enem, e sabia mais ou menos como funcionava. Mas quando eu cheguei na proposta de redação eu fiquei sem reação. Fiquei olhando por um bom tempo  para entender o que estava acontecendo, pois eu esperava um monte de coisa, menos algo relacionado ao cinema. Foi algo muito estranho", disse o estudante João Pedro Santos de Souza, 20 anos.

"O tema da redação foi algo surpreendente para mim e para os meus colegas. Todos os possíveis temas que estavam em altas ficaram totalmente fora do real tema. Houve uma grande dificuldade dos candidatos por não ter domínio no assunto. O acesso ao cinema no Brasil não é uma prioridade comparado a grandes problemas sociais da atualidade", pontuou a estudante Izadora Carneiro Floriano, de 16 anos.

Na visão da professora de Língua Portuguesa, Maria do Carmo Mendonça de Souza, que possui uma ampla experiência com assuntos relacionados ao Enem, o tema de redação deste ano foi uma surpresa até mesmo para os educadores.

"A minha primeira reação foi de total surpresa, uma vez que ainda não tinha acesso aos textos motivadores que são essenciais para a compreensão da proposta, bem como da expectativa da banca. Após o momento da surpresa, veio a tranquilidade em relação ao que foi usado como textos de apoio, pois mesmo que o aluno não tivesse muitas informações sobre o tema abordado, ele poderia usar o que havia nos quatro textos colocados na prova de redação. Obviamente, a interpretação adequada de cada texto motivador é de vital importância para a abordagem correta. Muitos alunos ficaram nervosos ao verem o tema, por não ter sido trabalhado na maioria das aulas de redação", disse a professora.

Outra preocupação dos alunos foi o uso nas propostas de intervenção do Ministério da Cultura, que foi extinto no atual governo. Isso acarretará em perda de nota, mas não é suficiente para zerar a redação.

"Independente da surpresa em relação à escolha do tema, creio que foi uma das mudanças esperadas para o Enem 2019. E isso não é motivo para tanta preocupação, uma vez que o aluno que foi bem preparado para fazer a redação, aprendeu a estruturar o texto da forma correta, sem se preocupar demasiadamente com o tema. Foi dessa forma que eu orientei meus alunos", concluiu a professora.

 


Fonte:

Deixe seu comentário