Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ACESSIBILIDADE

Videoprova do Enem em Libras está disponível na internet

Iniciativa faz parte da Política de Acessibilidade e Inclusão desenvolvida pelo Inep.

Publicado em 22/12/2019 às 06:43

Para assistir, é necessário acessar a Plataforma Enem em Libras (Foto: Reprodução)

A videoprova em Libras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 está disponível na Internet. Com o material, o estudante que já fez o Enem pode assistir à prova, comparar os resultados das respostas e conferir o gabarito. Para assistir, é necessário acessar a Plataforma Enem em Libras.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e responsável pela aplicação do exame, lançará em 2020, um glossário com palavras utilizadas nas provas anteriores e os respectivos sinais. Essas e outras iniciativas fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, direcionada à comunidade surda e deficiente auditiva que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como principal idioma.

O Enem em Libras traz editais, videoprovas, cartilhas e campanhas de comunicação. Medidas que tornam o exame nacional mais acessível. 

Plataforma

Em 2018, o Inep lançou o selo Enem em Libras, com todo o conteúdo disponível em Língua Brasileira de Sinais. No mesmo ano, foi lançada a Plataforma Enem em Libras, na qual a videoprova pode ser acessada em plataforma similar à adotada na aplicação.

Na Plataforma Enem em Libras, o Inep disponibiliza os vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova, permitindo que surdos e deficientes auditivos estudem no mesmo formato acessível em que elas são aplicadas, dessa forma, os participantes surdos podem se preparar melhor.

Fonte:

Deixe seu comentário