Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

BRONZE

Alunas de Lucas do Rio Verde são bronze nos Jogos da Juventude de Natal-RN

Isabela Dornelles e Júlia de França foram bronze no badminton dos Jogos Escolares da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro

Publicado em 27/11/2018 às 03:08
Atualizado em

Isabella Dornelles e Júlia de França, medalhistas dos Jogos Estudantis da Juventude, disputados em Natal-RN. Ao centro, professor André de Matos, treinador da equipe de badminton de Lucas do Rio Verde (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Isabela Dornelles e Júlia de França, ambas alunas do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Cristóvão de Lucas do Rio Verde ganharam a medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude deste ano, realizados em Natal-RN. A competição é a maior da categoria em todo o país e reúne milhares de atletas, representando 40 mil escolas, de todos os estados, que disputam competições em atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e luta greco-romana.

A medalha veio no badminton, esporte nascido na Índia e levado para a Inglaterra. Lá, em 1873, o duque de Beaufort deu a ele suas atuais configurações. As duas meninas praticam o esporte há menos de dois anos e esta foi sua primeira competição oficial.

O COMEÇO – “O começo foi muito complicado porque não dispúnhamos do material adequado, era tudo improvisado. Com o passar do tempo, e com muito empenho do professor, apoio da escola e dos pais, fomos conseguindo superar as dificuldades e começamos a notar a evolução de cada um. Nós gostamos muito de praticar o badminton, considerado um esporte diferente pela maioria, mas que, para nós, se tornou um motivo de orgulho e prazer. A gente não esperava por uma medalha em nível nacional assim, logo na primeira competição, mas ela acabou vindo e vai servir como incentivo para nosso grupo buscar evoluir ainda mais. O resultado foi muito bom!”, conta Isabela Dornelles.

GRATA SURPRESA - Praticam o badminton na Escola de São Cristóvão cerca de 100 alunos, sob os cuidados do professor André de Matos. O próprio professor é praticante da modalidade há alguns anos e participou de competições em nível estadual e regional.

Sua relação com o badminton começou em 2006, através do professor Carlos Antunes. “Criamos, a partir daí, a Federação Mato-grossense de Badminton, e começamos a divulgar o esporte. Com o incentivo que recebemos da escola em São Cristóvão, então foram criadas as condições essenciais para que fosse implantado lá um polo de desenvolvimento e prática do badminton. Com o passar do tempo acabamos vendo que existia evolução entre os estudantes e surgiu a possibilidade de nos lançarmos a este campeonato, que nos trouxe esta grata surpresa”, afirma o professor.

DESPERTANDO VALORES - A diretora da escola, Andréia Pedrassani, enfatiza que se sente muito orgulhosa pelo resultado. “Quando acreditamos na educação, de uma forma geral, vemos os bons resultados. O esporte auxilia nesse desenvolvimento porque trabalha com conceitos fundamentais como convivência, saber dialogar com a vitória e com a derrota e aprender a renunciar a determinadas coisas para ganhar outras no futuro. O esporte é o melhor meio que dispomos para ensinarmos bons valores; forma pessoas íntegras e melhorarmos a sociedade (...) e com isso melhora o desempenho e o comportamento dentro da sala de aula. Eu me tornei uma apaixonada pelo badminton”.

Fonte:

Deixe seu comentário