Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CLASSIFICADO

Na melhor apresentação do ano, LEC bate Figueirense no Passo das Emas

Em noite chuvosa, o Luverdense venceu o Figueirense e agora aguarda seu próximo adversário pela 3ª fase da Copa do Brasil

Publicado em 20/02/2019 às 22:15
Atualizado em

Debaixo de chuva, Luverdense vence Figueirense e se classifica para a próxima fase da Copa do Brasil (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Luverdense e Figueirense entraram em campo, na noite desta quarta-feira (21), pela 2ª rodada da Copa do Brasil 2019. Desde o primeiro minuto, quando o Figueirense aproveitou um cochilo da zaga do Verdão do Norte para levar o primeiro perigo ao gol de Edson, até o apito final, sobraram emoções para quem esteve no Passo das Emas para assistir ao jogo. As duas equipes se mostraram determinadas e o grande diferencial foi a tática adotada por cada treinador na composição das equipes e o posicionamento em campo.

PRIMEIRO TEMPO - Logo aos 3 minutos de partida, Igor passou por dois marcadores e cruzou a bola para a frente da pequena área, encontrando a cabeça de Wilson Júnior, desmarcado, para fazer o gol da classificação. A jogada se repetiu aos 19 minutos, mas desta vez o atacante do Verdão não alcançou a bola.

Aproveitando as laterais, o Luverdense continuou a atacar, até que, aos 32 minutos, da Silva chuta com precisão, deixando o goleiro como espectador do lance, mas a bola encontra a cabeça do zagueiro do Figueira em cima da linha do gol.

SEGUNDO TEMPO – o Figueirense, precisando empatar a partida, voltou com uma arrumação diferente para a etapa final da partida. O técnico Hemerson Maria mudou o time, avançando mais a equipe para o campo do Luverdense e tirando William Pop do meio para colocar Mateuzinho como articulador das jogadas de velocidade no ataque.

A tática deu certo e o jogo se tornou mais equilibrado, como Figueira buscando atacar e o Verdão apenas contendo os avanços e jogando no contra-ataque. A tática do time da casa dá certo e, aos 16 minutos, após falta cobrada por Jeferson Recife, o goleiro Dênis precisou de toda sua elasticidade para buscar a bola que seguia para o ângulo de sua meta, espalmando-a para a lateral.

Antes do apito final, Lucas Braga ainda arrancou gritos da torcida ao sair com a bola do campo de defesa e obrigar os defensores do Figueirense a chutar a bola para a lateral, evitando o ataque que poderia ampliar o marcador.

CLASSIFICADO – Com o apito final do árbitro Thiago Duarte Peixoto – CBF-SP, após 4 minutos de acréscimo, o Luverdense comemorou a classificação para a 3ª fase da Copa do Brasil e agora espera a definição entre Fluminense-RJ e Ypiranga-RS para saber contra quem jogará a próxima partida.

A data do confronto ainda não foi definida e a novidade é que, já para este jogo, a eliminatória será em partida dupla (ida e volta), cabendo à CBF – Confederação Brasileira de Futebol – definir por sorteio qual será a ordem dos jogos.

O HOMEM DO GOL – Após o jogo, a reportagem do Portal da Cidade ouviu Wilson Júnior, autor do gol que classificou o Luverdense: “Não foi uma partida fácil, como vocês viram, mas é assim mesmo (...) nunca é fácil para quem quer vencer. Agora é esperar a definição do próximo jogo, sabemos das qualidades das duas equipes, tanto Ypiranga quanto Fluminese, mas o Luverdense provou mais uma vez que é um time que precisa ser respeitado, que é um grande time. Nós nos esforçamos muito por este resultado, desde o primeiro jogo, lá em Corumbá, e isso é que é o nosso diferencial”.

SENSAÇÃO ÚNICA – Também falando em nome da equipe, Lucas Braga atendeu com exclusividade nossa reportagem e comentou: “o jogo foi difícil, pegado, contra uma equipe que ofereceu poucas alternativas, mas, graças a Deus, conseguimos a classificação. As pernas ficam pesadas depois dessa maratona de jogos que começou lá no jogo contra o Corumbaense, a gente sabia que teríamos este desgaste, jogamos no domingo contra o Dom Bosco e fomos pegos de surpresa com a data para esse jogo, mas o Luverdense é superação e vamos em frente”.

DUAS DEFESAS – Ao longo de toda a partida, o goleiro do Verdão, Edson, apareceu em momentos fundamentais que garantiram o resultado. No entanto, em dois momentos sua participação foi fundamental para que o resultado se mantivesse a favor dos donos da casa. No primeiro lance, Alípio escapou sozinho de marcação e Edson, a exemplo do que já havia feito contra o Dom Bosco no último domingo (17), soube avançar para cima do atacante e evitar a conclusão. No segundo instante, em um chute de média distância, contou com sua elasticidade para buscar a bola em seu canto esquerdo.

ERGUER A CABEÇA – Pelo Figueirese, o Portal da Cidade conversou com Alípio, na beirada do gramado, logo após o apito final. Segundo o atleta, que já aturou vestindo a camisa do Verdão do Norte, “o desgaste de tantas partidas consecutivas é sentido, lógico, mas temos que aceitar que tomamos um gol por falta de atenção nos primeiros minutos e tivemos que lutar contra uma defesa que deixou poucos espaços para trabalharmos, sempre sob o risco de tomarmos um contra-ataque, como aconteceu algumas vezes no segundo tempo. Mas agora é hora de erguer a cabeça, saber que temos um estadual difícil pela frente, que ainda teremos toda a Série B para encarar e assimilarmos a derrota”.

LIÇÕES A SEREM APRENDIDAS – Para o técnico do Figueirense, Hemerson Maria, há lições a serem aprendias a  partir da derrota para o Luverdense. Em sua opinião, “não é hora de ficarmos arrumando desculpas para uma derrota. É evidente que o calendário atrapalhou na preparação de nossos jogadores para uma partida tão importante, mas esse não foi o fator decisivo, na minha opinião. Em primeiro lugar, temos que lembrar que não jogamos sozinho, houve o trabalho do Júnior Rocha e do Luverdense, que se prepararam muito bem para essa partida, temos que lembrar que em uma competição eliminatória como essas você não pode errar, não tivemos um bom início, o Luverdense deixou a bola conosco e optou por jogar na transição, só que o tropeço não pode derrubar, mas para ensinar como não cair lá na frente”.

ESTRATÉGIA CERTA – Feliz com a classificação da equipe, o Professor Júnior Rocha avaliou a estratégia adotada pela comissão técnica em mesclar os jogadores durante as primeiras partidas da atual temporada e afirmou que as escalações, daqui para frente, privilegiará os jogadores que estiverem em melhores condições para cada partida: “a estratégia de mesclar rendeu bons resultados, conseguimos avaliar praticamente todos os jogadores, com exceção de dois, faltam algumas coisas para ajustar. Além disso, temos que levar em conta que, em uma semana, fizemos três jogos e isso desgasta a equipe, caso mantivéssemos apenas os mesmos atletas escalados”.

Sobre a partida, Júnior Rocha exaltou o trabalho coletivo do grupo, que foi capaz de conter praticamente todas as investidas do Figueirense ao longo dos 90 minutos.

“Eu me recordo de apenas uma defesa difícil feita pelo Edson ao longo de toda a partida, que foi aquele ataque do Alípio. Isso não é demérito dos atacantes do Figueirense, mas mérito do grupo do Luverdense em saber se colocar em campo. Em campeonatos assim, com eliminatórias, temos que ter sempre muito comprometimento e leitura de jogo, principalmente porque todas as equipes hoje têm sistemas defensivos muito eficientes”.

RECORDE DE PÚBLICO – Apesar da chuva que caiu durante todo o jogo, o Passo das Emas recebeu o maior público da temporada até o momento. Foram 1.315 ingressos vendidos, com uma renda de R$ 17,2 mil. Além dos pagantes, foram distribuídas 250 entradas de cortesia, somando um total de 1.565 espectadores.

Fonte:

Deixe seu comentário