Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

PIAGET EDUCAÇÃO

“A boa escola desafia o aluno a se superar constantemente”, diz Maria Geny

Após 25 anos de história, o Centro Educacional Piaget coleciona sucessos baseados na valorização do ser humano.

Publicado em 10/07/2019 às 02:11
Atualizado em

Professora Maria Geny Bess, idealizadora e fundadora do Centro Educacional Piaget (Foto: Reprodução/Centro Educacional Piaget de Lucas do Rio Verde)

Atuando no ramo da educação há mais de 25 anos, o Centro Educacional Piaget começa mais um ano letivo buscando repetir a fórmula que rendeu a ele o reconhecimento como uma das melhores instituições de ensino de todo o estado de Mato Grosso. A escola se destaca nos municípios de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Diamantino com resultados absolutos, que evidenciam seu compromisso com o desenvolvimento intelectual de cada um de seus alunos.

Ao longo destes 25 anos, o Centro Educacional já se destacou como: 1º lugar entre as escolas luverdenses em 12 edições do Enem; Moção de Honra conferida pela Associação Legislativa do Estado de Mato Grosso em 2010; Medalha de ouro no concurso estadual de redações em 2013; recorde na aprovação de alunos nos vestibulares das Universidades Federais em 2014; destaque em medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA – de 2015, e; recorde de medalhas nas Olimpíadas Brasileiras de conhecimento em 2018.

Além disso, desde o ano passado, o Centro Educacional também faz parte do Programa de Escolas Associadas da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que compõe uma rede de 11 mil escolas, em 182 países, comprometidas a promover o ideais, valores e prioridades da ONU – Organização das Nações Unidas.

Segundo a Professora Maria Geny Bess, idealizadora, fundadora e Diretora do Centro Educacional Piaget, o grande diferencial de uma escola de sucesso está baseado na formação de uma equipe docente bem preparada, com claro domínio sobre o conteúdo a ser passado para os alunos e conhecimento sobre a grade curricular. Além disso, destaca, “é fundamental que o professor conheça seus alunos, saiba lidar com as etapas do desenvolvimento de cada um e lance desafios intelectuais aos estudantes, pois a boa escola é aquela de desafia seus alunos à superação [...] levantando temas interessantes, incentivando a pesquisa, levando os estudantes a pensar e dar significado ao que é apresentado e proposto”.

Educação criativa

Ainda de acordo com a Professora, o aluno precisa ser levado à curiosidade criativa, pesquisando os mais diferentes assuntos a partir das mais variadas plataformas.

“Não se trata, portanto, de apenas termos à nossa disposição os mais modernos instrumentos de ensino, como lousa digital ou computadores de última geração, mas saber levar as crianças e adolescentes a pensarem de maneira diferente [...] o mundo do século 21 contempla estas competências cognitivas e socioemocionais, valoriza o pensamento crítico, a criatividade para solução de problemas e tomadas de decisão, autoconhecimento, autonomia, cidadania e capacidade de gerir a própria vida”. - assinalou ao Portal da Cidade.

Ser humano inserido no mundo

Na avaliação da Professora Maria Geny, a educação acontece quando a instituição e a metodologia de ensino são capazes de inserir o aluno no mundo que o rodeia com domínio destas habilidades, sendo capaz de lidar com um fluxo constante de informações.

“O estudante precisa ter ciência de si e ser capaz de lidar com o mundo que o cerca, entender que existem limites, mas que também há potencialidades a serem exploradas e desafios que podem ser superados [...] e que tudo isso pode ser conquistado se forem desenvolvidos hábitos como ser proativo, ser capaz de desenvolver espírito de liderança pessoal e interpessoal, comunicar-se bem e ser capaz de se auto renovar sempre que aparecerem obstáculos ou barreiras” - explica.

Orgulho

Sobre o sentimento que traz consigo após 25 anos de trabalho à frente do Centro Educacional Piaget, a Professora Maria Geny faz questão de afirmar que se sente orgulhosa pelos resultados alcançados.

“Assumi um compromisso com nossa sociedade de trazer uma escola de qualidade. O sucesso do trabalho da equipe Piaget está demostrado nos resultados anuais do Enem, no êxito dos alunos nos vestibulares de renomadas Universidades de todo o País e na atuação de nossos ex-alunos, hoje profissionais que contribuem para o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde. Olhar para a história da Piaget é visualizar uma experiência vitoriosa de amor e respeito à educação” - conclui.


Fonte:

Deixe seu comentário