Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Cuidados

Consumir bebida alcoólica antes de dormir atrapalha a qualidade do sono

O álcool interfere na fase profunda do sono, impedindo que a pessoa descanse. Além disso, a bebida alcoólica também potencializa distúrbios.

Postado em 23/12/2018 às 21:14 |

Cerveja esta entre as bebidas alcoólicas que mais afetam o sono (Foto: Foto reprodução)

Você é daqueles que toma uma cervejinha para relaxar antes de dormir? Apesar do álcool dar sonolência, ele atrapalha a fase profunda do sono, afetando a qualidade do descanso. Para falar sobre o assunto e dar dicas de como mudar esse hábito, o Bem Estar recebeu nesta quinta-feira (20), dois neurologistas: Fernando Morgadinho e Dalva Poyares, que também é medica do sono.

Dormir bem e de forma contínua é importante, já que, sempre que uma pessoa acorda durante a noite, volta ao estágio inicial de sono. E isso pode interferir em alguns processos que só ocorrem na fase mais profunda, esse é o caso da bebida alcóolica.

Estudos confirmam que a bebida altera o sono porque, primeiro, ela acelera o início do sono, em seguida, faz com que a pessoa caia em um sono profundo. A sonolência também é relativa porque a medida que a pessoa fica resistente, vai precisar de uma dose cada vez maior de álcool para conseguir o mesmo efeito.

Além disso, o álcool também potencializa distúrbios do sono como apneia, ronco e insônia. Os sintomas de uma noite mal dormida são: cansaço, sonolência durante o dia, dor de cabeça, dor muscular e memória prejudicada.

Entre as dicas para ter uma boa noite de sono estão: não beber álcool próximo à hora de dormir, beber moderadamente, intercalar a bebida com água e só dirigir após 24 horas da última dose. Dev-se optar por tomar um chá antes de se deitar.


Fonte:

Deixe seu comentário