Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

saúde mental

Psicóloga elucida sintomas e sinais que auxiliam na identificação da depressão

Segundo a OMS, o Brasil lidera rankings de depressão no mundo! Nesse Papo de Especialista, Mayara Techio explica um pouco mais sobre a doença.

Publicado em 05/11/2019 às 23:00
Atualizado em

A depressão, ou transtorno depressivo, é uma doença comum e séria que afeta negativamente a forma com que a pessoa se sente, pensa e age. Esse distúrbio mental provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 5,8% dos brasileiros (média de 12 milhões de pessoas) sofrem de depressão. Essa é a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, estima-se que entre 20% e 25% da população teve, tem ou terá depressão, sendo essa a doença psiquiátrica com maior prevalência no Brasil. 

Felizmente, é tratável. Quando descoberta no início, as chances de evitar possíveis tragédias, como o suicídio, são muito maiores, e ainda, dificilmente será necessário acompanhamento psiquiátrico e medicamentoso. Entretanto, são raros os quadros depressivos descobertos no início, isso porque a população em geral não pratica a prevenção.

Neste Papo de Especialista, a psicóloga Mayara Techio, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental na ProPsiq - Instituto de Saúde Mental - elucida sintomas e  sinais que auxiliam na identificação da depressão, além de incentivar a população a um hábito muito importante: prevenção!


Mayara Techio - CRP 18/01634 
Psicóloga Clínica e Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental
ProPsiq - Instituto de Saúde Mental
Avenida São Paulo, 129 E , Bairro Cidade Nova;
(65) 3549-6991
Facebook | Instagram
WhatsApp (agende sua avaliação)


Qual sua especialidade? 
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Ligue ou fale conosco pelo WhatsApp.


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Deixe seu comentário