Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Mais segurança

Governo de MT investe R$ 12 milhões na compra de novas pistolas para tropa da PM

Lucas do Rio Verde está entre os municípios que serão contemplados. Conforme as informações, policiais deixarão de usar pistola calibre 40 para calibre 9 m

Publicado em 10/09/2021 às 17:33

(Foto: CCSMI/PM-MT)

O Governo de Mato Grosso autorizou a compra de mais seis mil novas armas de fogo calibre 9 mm para a Polícia Militar. O investimento de mais de R$ 12 milhões na plataforma bélica da instituição permitirá que todos os policiais militares possuam uma das pistolas mais modernas, duráveis, seguras e adequadas para o exercício da atividade.

No ano de 2020, o governador Mauro Mendes já havia entregue mais de 1.300 novas pistolas 9 mm Glock para parte da tropa da PM. Agora, com o investimento destinado exclusivamente para o setor bélico da Polícia Militar, os policiais deixarão no passado o uso da pistola calibre 40.

O comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, ressalta que o investimento é uma virada de chave na história da instituição.

“É um grande esforço do Governo do Estado, uma ‘virada de chave’ do material bélico institucional. Não é apenas uma arma nova: é a padronização de procedimentos, redução de custos e modernização da tropa. Os policiais terão a mesma arma, com o mesmo calibre e a mesma capacidade técnica. Todos os nossos mais de 7 mil policiais terão armamento portátil, com cautela permanente. Esse investimento faz toda a diferença, pois o policial estará bem armado e bem preparado para atuar em todo Estado”, explica o coronel.

Com a aquisição do armamento de ponta, os policiais que já receberam a nova pistola tiveram que passar por capacitações e treinamentos para melhor aproveitamento do equipamento.

O superintendente de Planejamento, Orçamento e Finanças da PM (SPOF), tenente-coronel Fernando Santiago, pontua que os estudos para a mudança da plataforma bélica iniciaram ainda em 2016, mas só a partir de 2020, que o governo estadual priorizou o processo de compra para todos os policiais militares.

“Essa série de estudos nos proporcionou auxiliar o governador a adquirir o que há de mais moderno para as Forças de Segurança. Essa nova aquisição, de seis mil novas pistolas, consolida a padronização de armas que reduzem gastos com manutenção e eleva ainda mais o nível do nosso policiamento”, conta o superintendente.

Os estudos técnicos realizados pela PM apontam que a pistola 9mm oferece mais facilidade no manuseamento e manutenção.

O processo licitatório de compra das armas já foi realizado e o contrato está em processo de execução. A entrega das novas pistolas está prevista para o primeiro trimestre de 2022.

Fonte:

Deixe seu comentário