Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CUIDADO

Polícia alerta sobre notas falsas em grupos de compra e venda

Para a polícia, a grande dificuldade é localizar esses criminosos, pois na maioria dos casos, eles utilizam perfis falsos nas redes sociais.

Publicado em 03/02/2020 às 02:16
Atualizado em

Comerciantes devem conferir as notas no momento da compra. (Foto: Reprodução)

A notícia de que golpistas utilizam a internet para aplicar diversos crimes, não é novidade. Atualmente, navegar nas redes sociais tem sido difícil e preocupante, já que por falta de informação ou por distração, pessoas acabam caindo nos golpes.

Dentre os golpes mais comuns é a venda de cédulas de dinheiro falsas em grupos de aplicativos e redes sociais. Os criminosos usam perfis falsos no 'Facebook' ou números de telefones anônimos no 'WhatsApp' para fazerem os anúncios.

Neste post, o criminosos anunciam a venda de dinheiro falso em um grupo de compra e venda de Lucas do Rio Verde, e promete enviar 2.500 notas falsas pelo valor de R$ 150,00.

Na avaliação do investigador policial Wladimir Mesquita, "o crime já é conhecido pela polícia, mas afirma que é difícil ter vítimas, pois o cidadão de bem não tem interesse em adquirir o produto e sabe da gravidade do anúncio". No entanto, por se tratar de crime federal o investigador afirma "que somente a Polícia Federal (PF) pode investigar o anúncio postado", explica.

Ocorrências envolvendo suspeitos com notas de dinheiro falsas, já foram registrados na cidade. Suspeitos, acabaram comprando as cédulas, o que caracteriza um novo crime. "Quando um golpista anuncia a venda das notas falsas ele está cometendo um crime. E quando uma outra pessoa compra esse produto sabendo que ele é falsificado, ele também praticou o crime e ambos serão investigados", ressalta o investigador.

Para a polícia, a grande dificuldade, é localizar esses criminosos, pois na maioria dos casos, eles utilizam perfis falsos nas redes sociais, com números de telefones anônimos para fazerem os anúncios. "Orientamos o cidadão que ao desconfiar da veracidade de uma nota, que denuncie, pois essa atitude pode contribuir na punição dos envolvidos. Denúncias podem ser feitas através do 197 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar)", concluiu Mesquita.

Fonte:

Deixe seu comentário