Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Em Lucas

Três pessoas da mesma família caem em golpe pelo aplicativo de mensagens

Diante da ocorrência, a Polícia Civil de Lucas do Rio Verde alerta sobre o golpe que já fez mais de 8 milhões de vítimas.

Publicado em 11/11/2019 às 01:11
Atualizado em

Mais de 8 milhões de pessoas foram vítimas de golpistas com a clonagem do aplicativo (Foto: Reprodução)

O golpe de clonagem do aplicativo de mensagens WhatsApp voltou a fazer vítimas. O vazamento de conversas privadas, envio de links maliciosos para outros contatos e solicitações de dinheiro aos amigos estão entre os principais prejuízos trazidos pela clonagem do mensageiro.

Em Lucas do Rio Verde, na manhã desta segunda-feira (11), a Polícia Civil atendeu uma ocorrência onde três pessoas da mesma família foram vítimas de golpistas. Uma delas, percebeu que se tratava de um golpe e procurou imediatamente a Delegacia. Ao chegar, foi constatado que sua conta já tinha sido invadida, inclusive diversas mensagens foram enviadas para grupos pessoais da vítima, travando o aparelho de vários usuários. 

Wladimir Mesquita, investigador em Lucas do Rio Verde

Cuidado!

O golpista, utilizando o número de WhatsApp de um amigo, pede para você digitar a senha que apareceu no seu WhatsApp. Após alguns segundos sua conta será travada e pedirá para você digitar um código. Em seguida você receberá uma ligação pedindo para digitar um código. Após digitar o código seu celular será clonado e começará e enviar mensagens solicitando dinheiro emprestado, ou enviará mensagens à todos os grupos que você participa, travando o celular de quem estiver no grupo".

Wladimir Mesquita, investigador em Lucas do Rio Verde

Golpe

A clonagem de WhatsApp é um golpe que pode trazer transtornos graves à vítima, permitindo que ela seja imitada por alguém com más intenções, facilitando, por exemplo, a extorsão de amigos e familiares.

A forma mais fácil de evitar esse tipo de ataque é jamais informar para ninguém o número de autenticação que chega por SMS. Outra opção, consideravelmente mais segura, é cadastrar a autenticação em duas etapas, o que garante que, mesmo que alguém tenha o código de verificação do WhatsApp em mãos, ele ainda precisará de uma senha previamente cadastrada, o que é mais difícil de ser obtido

Confira como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp para Android e para iPhone (iOS):  

1. Acesse as configurações do WhatsApp

2. Acesse a opção “Conta”

3. Toque em “Verificação em duas etapas”

4. Selecione “Ativar”

5. Digite uma senha de até seis dígitos para proteger sua conta. Repita na tela seguinte.

Fonte:

Deixe seu comentário