Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

TOME CUIDADO

Polícia Civil divulga cartilha para prevenção de golpes e investigador faz alert

Um dos golpes vem sendo aplicado no município: golpistas se apresentam como fiscais da prefeitura para facilitar funcionamento de comércio na pandemia

Publicado em 29/07/2020 às 21:19

(Foto: Divulgação)

A Polícia Civil vem alertando a sociedade para diversos golpes que vêm sendo aplicado em várias cidades de Mato Grosso. Em Lucas do Rio Verde, os registros são diversos. No início da semana, por exemplo, a direção do Hospital São Lucas identificou vítimas de golpes onde o nome da instituição acabou sendo usado. 

Ontem, o investigador da Polícia Civil de Lucas do Rio Verde, Wladimir Mesquita, usou as redes sociais para alertar empresários do município. Os golpistas estão aproveitando o período de pandemia, quando há restrições para funcionamento dos comércios.

“Golpistas estão se passando por funcionários da Prefeitura e pedindo transferência em dinheiro para autorizar a empresa a trabalhar com mais de 30% do efetivo. Fique atento, não caia nesse golpe”, alertou o investigador.

Esse golpe, quando o autor se passa por servidor público, é um dos mencionados na cartilha distribuída no site da Polícia Civil ou mesmo pelas redes sociais, por meio de agentes públicos. O material produzido pelo setor de inteligência também menciona outros golpes, como o do falso boleto, do WhatsApp clonado, da troca de cartão, cartão clonado, do intermediador de vendas, falso namorado, falso site, do bilhete, golpe do falso sequestro e do parente, no qual o carro quebrou.

Em todas as modalidades de golpe apresentadas na publicação, a polícia detalha como os bandidos agem e a orientação que a potencial vítima deve tomar durante as abordagens. “A informação ainda é a melhor forma de se proteger contra criminosos”, orienta a publicação, alertando que os golpistas têm se aperfeiçoado buscando interagir com as vítimas e com poder de persuasão bastante forte. Sempre em caso de dúvidas, a pessoa deve ligar para as Polícias Civil e Militar (197 e 190, respectivamente) denunciando eventuais tentativas de abordagem.


Fonte:

Deixe seu comentário