Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

INDEPENDÊNCIA

"A Câmara precisa ser independente”, afirmam vereadores de Lucas do Rio Verde

Vereadores falaram ao Portal da Cidade sobre decisão do Legislativo em trancar a pauta da Casa para projetos do Executivo até explicações do prefeito.

Publicado em 08/10/2019 às 00:38
Atualizado em

Vereadores se posicionam quanto ao trancamento da pauta para projetos do Executivo de Lucas do Rio Verde: "Câmara precisa se manter independente" (Foto: Reprodução/Ascom Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde)

Menos de 24 horas após a declaração do presidente da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, Dirceu Cosma (PV), de que a pauta da Casa estava trancada para todos os projetos do Executivo do município até que o prefeito Luiz Binotti (PSD) se pronunciasse quanto ao caso da dívida do IPTU envolvendo uma empresa da cidade, no valor de R$ 18 milhões, com a Prefeitura, o Portal da Cidade procurou os demais parlamentares para saber quais são as suas posições quanto à decisão.

Dos 9 parlamentares procurados, até o fechamento desta matéria apenas Fernando Pael (DEM) e Jiloir Pelicioli (PDT), além do presidente, se pronunciaram sobre o tema:

Fernando Pael

“Não fui consultado previamente sobre a decisão de trancar a pauta, mas foi a forma que a Câmara encontrou de se posicionar e afirmar sua independência frente ao Executivo. Exigimos uma explicação acerca de uma cobrança, injusta ao meu ver, atribuída ao Legislativo por parte do Prefeito, sobre a tramitação dos projetos aqui [...] na verdade o que falta é sensibilidade e articulação política por parte dele. Todos os projetos citados por ele em um vídeo que circula na internet já estão aprovados desde agosto. Os demais, que ainda estão sob análise, demandam questões mais sensíveis e que envolvem aumento de gastos públicos [...] somos responsáveis por fiscalizar isso e queremos maiores explicações, nada mais. A Câmara de Vereadores precisa ser ouvida para que a população entenda o que está acontecendo”, explica o parlamentar.

Jiloir Pelicioli

“A denúncia da OAB de Lucas do Rio Verde tem 36 páginas e deixa clara a postura antiética do prefeito no tocante à condução do caso, pois desde que ele assumiu o Gabinete, como gestor, o processo simplesmente morreu nas gavetas da Prefeitura, inclusive gerando vícios absurdos como a participação do mesmo advogado na defesa das duas partes, ora trabalhando como defensor da ré (Prefeitura) e depois fazendo parte do corpo de defensores da autora (imobiliária). Por essa questão do IPTU [...] dessa dívida de R$ 18 milhões [...] eu fui contra a mudança no reajuste do valor do IPTU para os demais cidadãos no ano que vem [...] como pode uma Prefeitura fazer vistas grossas para uma dívida desse tamanho e, ao mesmo tempo, aumentar o imposto dos outros moradores?”, questiona Mano.

Dirceu Cosma

“A pauta está trancada! Estamos esperando o posicionamento do prefeito quanto ao caso da denúncia da OAB sobre a dívida do IPTU e sobre as declarações dele de que o Legislativo só atrapalha. Nós temos um dos menores índices de tempo transcorrido na tramitação de qualquer matéria que conheço [...] há Câmaras por aí que levam até 6 meses para analisar uma proposta e votar, nós aqui fazemos o mesmo em poucas sessões. Espero que agora o Ministério Público e a OAB contribuam com os subsídios que lhes são inerentes para resolvermos esta questão do IPTU e vamos ouvir o prefeito sobre suas declarações (...) acho que ele foi infeliz e precisa se retratar, pois a Câmara não pode abrir mão de sua independência”, completou Cosma.

Os demais

O Portal da Cidade enfatiza que entrou em contato com todos os demais vereadores, enviando mensagens para cada um, mas até o fechamento desta matéria nenhum outro respondeu os questionamentos. Mesmo assim, seguindo sua linha editorial de imparcialidade e total apreço à livre manifestação de ideias, respeitando o público leitor deste veículo, permanecemos dispostos a ouvir todas as partes envolvidas no caso.

Print das mensagens enviadas pelo Portal da Cidade aos demais vereadores (Foto: Portal da Cidade)

Fonte:

Deixe seu comentário