Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CONVÊNIOS

Autoridades luverdenses vão a Cuiabá cobrar ações do estado no município

Na pauta que foi apresentada no Palácio Paiaguás, renovação de convênio na área de saúde e cobrança de acordos não cumpridos pelo governo anterior

Publicado em 23/05/2019 às 07:49

Encontro entre autoridades estaduais e municipais serviu para que fossem revistos compromissos assumidos pelo Palácio Paiaguás com Lucas do Rio Verde (Foto: Reprodução - Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde)

Uma comitiva composta pelo prefeito municipal, Luiz Binotti (PSD), o vereador Airton Callai (PRB), os secretários da Saúde, Dr. Rafael Bespalez e de Obras, Gerson Franke, além do diretor executivo do Hospital São Lucas, Airton Pedroso, foram a Cuiabá com o intuito de verificar, junto ao governo estadual, convênios e serviços para Lucas do Rio Verde.

SAÚDE - Pela manhã a reunião foi com Gilberto Figueiredo, secretário de Saúde de Mato Grosso. Na pauta, a renovação do convênio do estado com o Hospital São Lucas. Os recursos mantém 16 leitos da UTI do HSL e vence no próximo dia 30 de junho.

Segundo Airton Callai, com a mudança de gestão no Governo do Estado, mudaram os critérios para a prestação de contas e o município terá que se adequar. A intenção é garantir mais transparência no uso do dinheiro público.

"Esse novo sistema e o treinamento que os servidores irão passar vêm pra dar mais transparência na aplicação dos recursos. Todo esse processo servirá também para que o município consiga habilitar as UTIs junto ao Ministério da Saúde (...) A nossa meta é concluir toda a documentação e apresentar ao ministério até o dia 15 de julho. Com a habilitação, o custo das UTIs passa a ser dividido em três, sobrando mais recursos para o município", ressaltou Callai.

LOGÍSTICA - À tarde o encontro foi com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira e Silva. À mesa, a cobrança da realização de um convênio assinado em 2017.

Conforme Callai, o repasse dos recursos do estado está atrasado. De acordo com as cláusulas do convênio, o Estado destinaria o material utilizado na recuperação de 70 quilômetros de estradas rurais.

No entanto, destaca o parlamentar, "desde que foi assinado, dois anos atrás, foram repassados somente 40% do material necessário, que deu pra recuperar apenas 22 quilômetros."

Além disso, o vereador e o prefeito de Lucas do Rio Verde estão em busca dos recursos para a obra de asfaltamento de 19 quilômetros da Linha 13, ligando as rodovias MT-449 à MT-338, orçada em 8 milhões.


Fonte:

Deixe seu comentário