Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CIDADANIA

Câmara de Lucas do Rio Verde realizará eleições para vereador mirim

Eleições acontecerão em todas as escolas, no mês de maio. Mandato dos novos vereadores mirins vai até o final do ano

Publicado em 24/04/2019 às 23:02
Atualizado em

Presidente da Câmara de Vereadores, Dirceu Cosma, avalia que Projeto Câmara Mirim aproxima os jovens da realidade vivida pelo município (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

A Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde informou, em nota à imprensa e através das redes sociais, que o Programa Vereador Mirim - A escola vai à Câmara está de volta. A proposta de retomar o programa foi apresentada por vereadores e por membros da comunidade e acatada pelo presidente da Casa, Dirceu Cosma (PV).

“Alguns vereadores e outras pessoas da comunidade pediram para retomarmos a Câmara Mirim, porque auxilia na formação dos alunos, mostrando também a importância do Poder Legislativo (...) O programa muda o olhar do estudante para com o município. Se ele vê algo errado, ele elabora um projeto de lei, propõe uma indicação, conversa com os amigos e busca uma solução para o problema. A Câmara Mirim faz com que o aluno se sinta mais participante do processo de construção da nossa cidade”, comentou o vereador.

CRITÉRIOS - Poderão concorrer aos cargos alunos de todas as escolas do município dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio. Segundo os critérios adotados pela Câmara, os novos representantes podem ser indicados ou eleitos pela escola que representarão e serão selecionados nove estudantes de diferentes escolas.

“Serão escolhidos nove vereadores, de nove escolas diferentes. Caso, haja um número maior de escolas interessadas, será realizado o sorteio, no dia 10 de maio, às 10h, na Câmara e os representantes das escolas devem participar”, explica o coordenador do projeto, Luan Engelbrecht.

As unidades de ensino que quiserem participar devem encaminhar uma mensagem para os correios eletrônicos: secretariadacamara@camaralucasdorioverde.mt.gov.br ou luanmarcosengel@gmail.com. Os nomes dos indicados por cada escola devem ser enviados à coordenação do programa até o dia 20 de maio.

HISTÓRIA - O projeto foi instituído em Lucas do Rio Verde no ano 2000, por meio da Lei no. 043, de autoria da vereadora Maria Sidnir Biff Stechert. Na época, os participantes eram escolhidos por meio de um concurso de redação e análise do currículo escolar. Já no ano seguinte, em 2001, um novo projeto de lei, de autoria do vereador Carlos Girotto, revogou a lei anterior e estabeleceu a escolha dos vereadores, por meio do voto.

A última Legislatura Mirim de Lucas do Rio Verde terminou em 2016 e, por dois anos, o projeto deixou de funcionar.

As sessões ocorrerão uma vez por mês e as resoluções tomadas pelos membros do plenário da Câmara Mirim são repassadas para avaliação do Legislativo, com possibilidade de se tornar Lei Municipal. A primeira sessão dos vereadores mirins eleitos ocorrerá no dia 30 de maio, segundo calendário do Projeto.

Fonte:

Deixe seu comentário