Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

MAIS PRAZO

Câmara sugere nova prorrogação no vencimento do IPTU em razão do Covid-19

Pedido foi feito durante a sessão ordinária realizada excepcionalmente nesta quinta-feira (23)

Publicado em 24/04/2020 às 04:42

Pedido busca assegurar mais prazo para o contribuinte aproveitar os descontos previstos na Campanha do IPTU 2020 (Foto: Divulgação)

Os prejuízos que a pandemia do Covid-19 vem trazendo ao comércio e indústria levaram a Câmara de Vereadores a pedir uma nova prorrogação no prazo de vencimento da primeira parcela do IPTU 2020. O pedido foi feito durante a sessão da Câmara dos Vereadores realizada nesta quinta-feira (23). 

Entre as primeiras medidas adotadas pelo poder público no início do enfrentamento da pandemia, no final de março, estava justamente a que prorrogava as datas de vencimento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Lançado em fevereiro, a campanha previa o primeiro vencimento em abril. Por causa da pandemia, a primeira parcela foi adiada para 15 de abril.

Durante a sessão, os vereadores sugeriram uma nova prorrogação, com a primeira parcela para junho ou julho, garantindo maior prazo para que os contribuintes consigam se organizar financeiramente. Pra justificar o pedido, Jiloir Pelicioli, o Mano da Saúde, argumentou que os municípios da região adiaram o início da cobrança para o meio do ano, por saberem das dificuldades financeiras da população. "Vamos tentar sensibilizar o prefeito e rever toda a questão tributária do município. Não é só o IPTU, é o ISSQN dos prestadores de serviços, o valor da tarifa de água das famílias mais carentes. Precisamos aproveitar o momento e fazer uma revisão nos valores dos impostos do município", ressaltou Mano.

O presidente da Câmara, Dirceu Cosma, assinalou que o adiamento da campanha tem como objetivo auxiliar as famílias mais carentes no pagamento do IPTU. "A maioria das famílias hoje não tem condições de pagar o imposto à vista. Vamos conversar novamente com o prefeito Luiz Binotti e fazer essa solicitação."

Se não houver alteração no início da cobrança, o IPTU poderá ser pago até o dia 15 de maio, com 30% de desconto, no pagamento à vista, ou até 10 de junho, com 28% ou 10 de julho, com 26%. Para aqueles que optarem pelo parcelamento, o valor pode ser pago em até oito vezes, com o vencimento da primeira parcela em 15 de maio e a última em 8 de dezembro de 2020.

Fonte:

Deixe seu comentário