Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

IMPASSE

Cleusa de Marco tem pressa em convênio, mas vereadores questionam UNISELVA

Segundo secretária de Educação de Lucas do Rio Verde, “denúncias do Ministério público sempre aparecem e papel da Câmara é mesmo o de investigar".

Publicado em 10/10/2018 às 06:49
Atualizado em

UNISELVA é alvo de investigações por fraude, superfaturamento e desvio de verbas (Foto: Reprodução/Ascom)

Os últimos dados publicados pelo Ministério da Educação (MEC), indicam que Lucas do Rio Verde é a melhor cidade de Mato Grosso em qualidade de ensino público municipal, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os números do índice dão conta de que, nos últimos dez anos, a nota da rede municipal passou de 4,8 para 6,7, um crescimento da ordem de 39%, muito superior à variação nacional, que saiu de 3,7 para 4,9 para o Ensino Fundamental.

Em busca de um novo salto nos resultados do IDEB, a Secretaria Municipal de Educação afirma estar à procura de novas formas para reestruturar o sistema de ensino. A medida, explica a própria Secretaria, é necessária porque, em outros pontos como índice de evasão escolar e reprovação, a rede municipal de ensino já se aproxima das taxas de excelência preconizadas pelo MEC. Para isso, acreditam os técnicos do órgão, o investimento em tecnologia é fundamental.

Em busca de soluções para o desafio, a Secretaria encontrou na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) uma eventual parceria para oferece treinamento e capacitação a 500 professores e 20 monitores que atuam na educação fundamental. Para que a parceria seja viabilizada, no entanto, é necessário que sejam cumpridas três etapas: a primeira é a organização do programa e o estabelecimento de seu cronograma, previsto para durar um ano; a segunda diz respeito à criação de um  Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia e a instalação de um Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia que fará a gestão e fiscalização destes recursos, e; por fim, a terceira etapa é a assinatura do convênio.

O projeto original prevê que o sistema, além de contar com os equipamentos de informática instalados nas escolas, também ofereça aos alunos uma plataforma virtual que terá um portal interativo e um aplicativo onde ficarão armazenados todos os conteúdos repassados aos alunos ao longo de todo o ano letivo. 

Questionamentos
A proposta foi enviada à Câmara de Vereadores, mas alguns parlamentares têm questionamentos quanto à metodologia de implantação do sistema de ensino e até mesmo quanto à idoneidade da instituição conveniada, uma vez que a Uniselva esteve envolvida em um escândalo de corrupção que resultou no indiciamento de 22 pessoas em 2017, além de ter seu nome ligado a outros casos desde 2012. Entre eles existem suspeitas de superfaturamento e desvio de recursos.

Segundo a secretaria de Educação, Cleusa de Marco, existe pressa para que a proposta seja aprovada pela Casa Legislativa municipal. Se isso ocorrer, argumenta ela, os profissionais da educação selecionados para receber o treinamento podem começar seu treinamento o quanto antes e, consequentemente, os resultados já poderão ser medidos no próximo IDEB. 

No entanto, o relator do projeto na Câmara Wagner Godoy (SD), comentou na última sessão ordinária (segunda-feira, 09) que, devido as suspeitas que recaem sobre a Uniselva, se torna fundamental uma melhor análise da situação da instituição e se há lisura no processo de aquisição dos serviços e tecnologias oferecidos.

Ao comentar o posicionamento do vereador, a secretária afirma que o convênio será firmado com a UFMT e não com a Uniselva, que “será apenas a entidade que gerenciará os recursos referentes ao projeto”.

“Nós estamos firmando convenio é com a UFMT. Todas as ações da UFMT, no estado inteiro, têm o gerenciamento da UNISELVA. A UNISELVA presta os mesmos serviços para o IFMT. Nós estamos discutindo um convenio também com o IFMT para profissionalização das monitoras de creches e o convênio também será com a UNISELVA”, pondera.

No entanto, sobre o posicionamento do relator e da Câmara, a Professora concorda que “os vereadores estão cumprindo o seu papel que é de investigar. Denúncias no Ministério Público sempre aparecem.  Na secretaria de educação mesmo tivemos pelo menos cinco denuncias só este ano e algumas vieram mesmo do legislativo, mas foram arquivadas por falta de provas. A gente tem que ver que denuncias são essas e se há realmente fundamento porque a UNISELVA tem autorização do MEC. Tem uma legislação que a autoriza e nós queremos que não haja nenhum problema, pois ele é fundamental para a qualidade de ensino das crianças de Lucas do Rio Verde”.

Fonte:

Deixe seu comentário