Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CORONAVÍRUS

Combate ao Covid-19 centraliza debates durante sessão da Câmara de Vereadores

Flexibilização em medidas restritivas, compra de testes para detecção do coronavirus e barreiras sanitárias foram discutidos durante os trabalhos

Publicado em 25/05/2020 às 23:00

Combate à pandemia norteou os pronunciamentos dos vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira (25) (Foto: Tarsila Borges/Ascom)

O combate a pandemia do Covid-19 voltou a ser assunto na Câmara de Vereadores durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (25). As ações de combate ao coronavírus pontuaram os discursos dos vereadores que usaram a tribuna da Casa de Leis. 

O vereador Jiloir Pelicioli, o Mano da Saúde, cobrou planejamento do município para combater a pandemia. Durante o dia ele se reuniu com representantes do setor de gastronomia pedindo flexibilização em algumas condutas. Mano também citou a importância dos testes rápidos para identificar possíveis pacientes no próprio Poder Público. “Temos vários servidores com sintomas já, bem avançados no nosso entendimento”, pontuou.

A barreira sanitária anunciada na última sexta-feira pelo prefeito Luiz Binotti também foi citada. O próprio Mano e o vereador Jaime Borges destacaram a importância da iniciativa para rastrear possíveis pacientes. Instaladas em locais de acesso de visitantes, como Terminal Rodoviário e rodovias, elas ajudam a controlar a saúde dos visitantes. “É o primeiro passo, a barreira sanitária”, analisou Mano.

“Vamos ver como estão essas pessoas, se tem sintomas gripais, ou não, se estão com febre ou não estão. Se estiver, já fica isolada, não participa da comunidade”, exemplificou Jaime.

Borges destacou o trabalho que o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 vem desenvolvendo no município. Um dos tópicos que vem sendo debatido é a retomada das aulas. O vereador, que é médico de formação, argumentou que abrir as escolas hoje não seria uma iniciativa prudente em ambientes com muitos alunos. Os planos desenvolvidos por escolas particulares apontam para turmas com poucos alunos com a possibilidade de manter o distanciamento social sugerido pela Organização Mundial de Saúde.

“As escolas que abriram e que agora deram férias aos alunos, dá a opção a quem não quer ir à escola de ter aula online. Quem quer ir até a escola (com as regras apresentadas) está liberado. Agora, as pessoas têm que entender que o se Comitê liberar sem estudo, o Ministério Público fecharia tudo”, comentou.

O vereador lembrou que houve manifestação do Ministério Público e da Defensoria Pública sobre decisões de flexibilização anunciadas pelo comitê. Jaime Borges concluiu que o papel do Comitê de Enfrentamento é auxiliar e colaborar no enfrentamento da pandemia e não inviabilizar as atividades do comércio.

Fonte:

Deixe seu comentário