Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

PELO EM OVO

Defesa de Neri Geller afirma que MPF “está procurando pelo em ovo”

Segundo advogado, Ministério Público Federal não levou em consideração parecer do Tribunal Regional Eleitoral

Publicado em 22/12/2018 às 03:54
Atualizado em

Ministério Público Federal questiona contas da campanha de Neri Geller. Advogado de defesa afirma que órgão está "procurando pelo em ovo" (Foto: Reprodução)

A defesa do deputado federal Neri Geller (PP-MT) questionou a decisão do MPF - Ministério Público Federal – de decidir pela desaprovação da prestação de contas do parlamentar durante o período eleitoral deste ano.

Segundo o relator do pedido de desaprovação, o procurador Pedro Melo Pouchain Ribeiro, há indícios de que Geller teria realizados gastos em sua campanha superiores aos limites estabelecidos pela legislação eleitoral.

No documento assinado pelo procurador, consta que o deputado mato-grossense teria: recebido doações incompatíveis com a renda dos supostos contribuintes, e; feito doações a outros candidatos de R$ 942 mil, sem realiza a devida declaração à Justiça Eleitoral.

Para Fábio Barra, advogado do deputado no processo, “o movimento de reprovação foi muito estranho. Foram feitos 10 apontamentos preliminares e, neles, estavam as doações que o Neri fez para outros candidatos. Nós explicamos o que de fato ocorreu e o TRE não apontou nenhum crime, simplesmente pediu explicações sobre as doações”.

PARECER DO TRE - O advogado ainda afirma que, após as explicações feitas, o TRE – Tribunal Regional Eleitoral – recomenda pela aprovação das contas, mas com ressalvas: “As ressalvas foram geradas por conta de recebimento de doações que não foram lançadas no prazo de 72 horas, prazo estipulado pela lei. O segundo motivo foi que o candidato contraiu despesas e não as lançou no sistema do TRE no prazo também de 72 horas. Mas tanto as doações quanto às despesas foram lançadas posteriormente“, comentou.

No entanto, conclui o advogado, “quando o documento de análise das contas chegou ao Ministério Público, eles fecharam os olhos para o parecer do corpo técnico do TRE e pediram a desaprovação das contas do deputado em função destas doações”, concluiu.

PROCURANDO PELO EM OVO - Com a desaprovação das contas, o Ministério Público pede que a candidatura de Neri Geller seja considerada impugnada, devido as suspeitas de abuso de poder econômico, por meio de arrecadação e gastos de campanha não contabilizados. Para aprofundar as investigações, o Ministério Público solicitou a quebra de sigilo bancário e fiscal de Neri Geller entre junho e a primeira semana de, da pré-campanha ao dia da votação.

No entanto, Fábio Barra questiona a posição do Ministério Público e argumenta: “Entretanto, todas essas doações que o candidato fez são respaldadas pela Lei 9.504 e pelo acórdão consultado do TSE (...) Eles estão procurando pelo em ovo. O Neri fez exatamente o que a lei permite”.

Fonte:

Deixe seu comentário