Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Posse

Diplomação e posse dos novos vereadores mirins será nesta sexta-feira (31)

A cerimônia está marcada para às 14h. Serão diplomados e empossados os nove vereadores titulares e diplomados os suplentes

Publicado em 31/05/2019 às 03:55
Atualizado em

A diplomação e posse será no auditória da câmara com a participação de varias escolas (Foto: Ascom/Tarsila Borges)

A Câmara de Vereadores promove nesta sexta-feira (31), às 14h, a cerimônia de diplomação e posse dos novos vereadores mirins, indicados pelas escolas para o exercício 2019.

A iniciativa faz parte do projeto "Vereador Mirim - A Escola Vai à Câmara”, que tem como objetivo, promover a interação entre o Legislativo e as escolas e auxiliar na formação dos jovens.

De acordo com o coordenador do projeto Luan Engelbrecht, todas as escolas com do sexto ao nono ano do ensino fundamental e ensino médio, foram convidadas a participar.

Serão diplomados e empossados os nove vereadores titulares e diplomados os suplentes. Os alunos representam oito escolas, sendo quatro municipais, uma estadual e três particulares.

As sessões serão realizadas uma vez por mês, sempre na última sexta-feira, com alternância entre manhã, 9h e tarde, às 14h.

Segundo o presidente do Legislativo, vereador Dirceu Cosma (PV), a Câmara Mirim é uma oportunidade para os estudantes conhecerem o funcionamento da Câmara e a importância dos vereadores, como representantes da população.

"A Câmara Mirim tem uma missão muito importante que é formar cidadãos, formar novas lideranças, as pessoas que irão conduzir o nosso município no futuro. Espero que seja uma etapa de muito aprendizado na vida de cada um deles."

Desde a aprovação do projeto no ano 2000, de autoria dos ex-vereadores Maria Sidinir Bif Stechert e Carlos Girotto, esta é a 13º legislatura, totalizando 117 jovens. O mandato é de um ano

Os vereadores mirins têm competência para elaborar projetos de lei e apresentar indicações. Tudo que é aprovado por eles, é encaminhado para análise dos vereadores.

"O projeto Vereador Mirim muda o olhar do jovem em relação ao município e a vida  em sociedade. Ele passa a entender que a mudança que ele sonha começa por ele", ressaltou o ex-vereador Carlos Girotto.

Fonte:

Deixe seu comentário