Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ELEITO

Dirceu Cosma é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde

Vereador foi eleito para presidir a Casa no biênio 2019/2020. Votação teve quatro abstenções e cinco votos favoráveis

Publicado em 03/12/2018 às 07:57
Atualizado em

"Vamos trabalhar pela legalidade legislativa e vamos nos pautar pela harmonia interna da Casa", disse em entrevista o presidente eleito, Dirceu Cosma (PV) (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Em uma eleição conturbada e com quatro abstenções de nove votos possíveis, o vereador Dirceu Cosma (PV) foi eleito na noite desta segunda-feira (03) o novo presidente da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde.

O clima tenso ocorreu porque, conforme adiantado pelo Portal da Cidade no último sábado (01), o vereador Fernando Pael (DEM) aparecia inscrito como candidato à vice-presidência da Casa nas duas chapas que concorriam à Mesa Diretora, fato que, para parte dos legisladores, tornava a eleição invalidada.

Antes da votação, o vereador Airton Callai (PRB), líder de uma das chapas, chegou a citar o Regimento Interno da Câmara informando que, “o candidato que aparecer inscrito em uma chapa, não pode abrir mão de sua candidatura para se filiar a outra chapa. Caso isso aconteça, o candidato se torna automaticamente inelegível”.

Instalado o impasse, o presidente Jiloir Pelicioli (PDT) suspendeu os trabalhos e, reunidos no Plenário, os vereadores debateram sobre a melhor forma de se resolver o problema instalado.

Ao serem restabelecidos os trabalhos, foi declarada inapta à concorrer  a chapa liderada por Airton Callai, mas não a de Dirceu Cosma. Procedida a votação, quatro dos nove parlamentares se abstiveram do voto por discordarem da decisão e consideraram a eleição alheia ao próprio Regimento.

Votaram a favor da eleição de Cosma, além dele próprio, Márcia Pelicioli (PSDB), Wagner Godoy (SD), Fernando Pael (DEM) e o atual presidente, Jiloir Pelicioli (PDT). Abstiveram-se do voto Airton Callai (PRB), Jayme Floriano (PDT), Cristiani Dias (PT) e Marcos Paulista (PTB).

HARMONIA E LEGALIDADE – Após o término da sessão, o presidente eleito respondeu à pergunta da equipe de jornalismo do Portal da Cidade sobre seu posicionamento na Presidência do Legislativo e a relação da Casa com o Executivo nos próximos dois anos.

“Vamos nos pautar pela legalidade quanto aos encaminhamentos feitos, quer seja do Executivo ou vindos do gabinete de algum vereador, quer seja alguma demanda surgida por parte da população. Por outro lado, vamos nos guiar pela harmonia interna dos trabalhos. Embora saibamos que as opiniões nem sempre são convergentes, o respeito a todos os posicionamentos será respeitado e o equilíbrio deve prevalecer”, disse Cosma.

CELEUMA – O vereador Fernando Pael (DEM) pautou sua entrevista à questão da celeuma causada por sua dupla candidatura. Aos jornalistas presentes, ele se ateve a responder que já sabia que o fato provocaria questionamentos e afirmou que foi pego de surpresa ao ter seu nome inscrito na chapa liderada por Callai.

“Eu inscrivi meu nome na segunda chapa, mas sob a condição de que ela não fosse protocolada até que eu consultasse minhas bases para ver o posicionamento das lideranças que me acompanham (...) sabia que nós iríamos enfrentar problemas quando me candidatei também pela outra chapa, mas acho que isso faz parte do processo e o mais importante é que houve um acerto e pudemos contornar a situação”, afirmou.

HORA DO ENTENDIMENTO – O atual presidente, que conduziu a reunião para resolver o problema, Jiloir Pelicioli, comentou que “é hora de entendermos que era necessário se dar uma solução para o problema e dar continuidade à votação. Não sou dono da verdade e muitos podem discordar de mim, estão em seu direito democrático (...) mas cinco vereadores escolheram por este caminho e assim foi feito. Agora é olharmos para frente e desejarmos que a futura Mesa faça um excelente trabalho”.


Fonte:

Deixe seu comentário