Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

EXCLUSIVO

Estado precisa apoiar agronegócio nas questões ambiental e logística, diz Mendes

Em entrevista ao Portal da Cidade, o governador Mauro Mendes afirma que é dever do Estado garantir segurança e meios para que produtores exportem mais.

Publicado em 15/09/2019 às 03:16
Atualizado em

Mauro Mendes falou ao Portal da Cidade da importância de Lucas do Rio Verde para a economia de Mato Grosso (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Durante a recepção às autoridades logo após a inauguração da nova sede do SENAI de Lucas do Rio Verde, o jornalismo do Portal da Cidade teve a oportunidade de entrevistar o governador Mauro Mendes (DEM) e perguntar a ele quais são as perspectivas de seu governo para Lucas do Rio Verde e a região do Vale do Teles Pires.

Grande potencial

Segundo Mendes, “Lucas do Rio Verde e a região mais próxima, adjacente à BR-163, não precisa mais provar nada para ninguém. É uma área que contribui e contribuirá ainda muito para o desenvolvimento de Mato Grosso, só que precisa que o Estado faça o que lhe compete para oferecer os meios necessários para que a iniciativa privada faça o que sabe fazer de melhor. Por isso é tão importante as medidas de ajuste fiscal que estamos tomando, organizando as contas, reorientando os canais de custeio e cortando a gastança desnecessária”.

Meio ambiente

A prioridade, diz o governador, “é conseguir desconstruir no exterior essa péssima e mentirosa imagem de que Mato Grosso não sabe ou não se interessa em proteger seu meio ambiente. Recentemente vocês mesmos publicaram uma matéria falando do esforço em implantar um sistema de fiscalização via satélite que nos dá a oportunidade de ver os focos de incêndio de desmatamento em tempo real, aumentando nossas chances de intervenção [...] mas temos muito a avançar ainda neste quesito”.

Logística

Outro gargalo apresentado por Mauro Mendes é a questão da logística. Para ele, “a situação da logística de Mato Grosso chegou às raias da insustentabilidade. Por 30 anos ficamos reféns de uma única rodovia para escoarmos tudo que produzimos aqui; nesta mesma época indústrias se instalaram aqui, nossa produção agropecuária foi multiplicada exponencialmente, mas ainda dependemos de um único modal de transporte. A partir do ano que vem já estamos nos organizando para começar a modificar essa realidade [...] estamos nos empenhando para facilitarmos o quanto antes a implantação de nossa malha ferroviária, com a FICO, a Ferrogrão e com a RUMO [...] porque acreditamos que governar é valorizar o esforço do cidadão que paga seus impostos”.


Fonte:

Deixe seu comentário