Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

PIONEIRISMO

“Lucas do Rio Verde é exemplo em política ambiental”, diz secretário

Segundo Márcio Albieri, município será primeiro em Mato Grosso a zerar passivo ambiental

Publicado em 09/01/2019 às 00:53

Márcio Albieri citou avanços que sua pasta conquistou nas áreas de limpeza urbana, agricultura familiar e legislação ambiental (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Na tarde de ontem (terça-feira, 08) o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Márcio Albieri, reuniu a imprensa para apresentar um rápido balanço das atividades de sua pasta no ano passado e os principais planos para 2019.

PASSIVO AMBIENTAL – Um dos principais avanços realizados pelo município nos últimos meses foi no campo ambiental. O secretário informa que Lucas do Rio Verde será a primeira cidade a zerar completamente seu passivo ambiental e se adequar às normativas federal e estadual.

Em suas palavras, a parceria com uma empresa especializada em mapeamento e georreferenciamento foi fundamental para que houvesse a adequação: “a parceria com a TNC ajudou a orientar os empresários e produtores a seguir as obrigações que as empresas têm com a natureza e principalmente com a sociedade por meio do Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar)”, explicou ele.

LIMPEZA URBANA – Outro ponto destacado por Albieri foram as ações de educação e fiscalização ambiental urbana. Dados da Secretaria indicam que foram emitidas quase 500 ações de educação e limpeza de terrenos baldios dentro do perímetro urbano.

Além disso, destaca, houve o reforço das campanhas de separação e destinação do lixo, que continuarão a receber especial atenção ao longo de 2019.

“Neste último ano realizamos várias ações e muito trabalho para manter nossa cidade limpa. Tanto que nossas fiscalizações e limpezas colaboraram na redução de casos de casos de dengue, chikungunya e zika, junto ao mutirão de limpeza. Porém ainda assim, tivemos vários proprietários que tiveram que ser multados por não colaborar com a organização urbana. E para 2019 vamos intensificar o trabalho de conscientização ambiental”.

AGRICULTURA FAMILIAR -  O terceiro ponto destacado pelo secretário foram as ações de fortalecimento das políticas de apoio e fomento à agricultura familiar.

Márcio comenta que a agricultura familiar é responsável “por fornecer cerca de 60% dos produtos para a merenda escolar, temos nos mercados e mercearias vários produtos dessas famílias sendo comercializados, e todos são fiscalizados e cuidadosamente confeccionados para que o consumidor tenha um produto de qualidade, por isso, temos o Selo de Origem, que garante a procedência destes alimentos”.

Fonte:

Deixe seu comentário