Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ELEIÇÕES 2018

Mesários e Chefes de Seção passam por novo treinamento em Lucas do Rio Verde

Segundo chefe do 21º Cartório Eleitoral o encontro serviu para tirar dúvidas e reforçar informações passadas no primeiro turno das eleições

Publicado em 23/10/2018 às 03:59
Atualizado em

Aproximadamente 300 pessoas compareceram ao treinamento convocado pelo Cartório Eleitoral (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

O 21º Cartório Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso – TRE-MT – convocou mesários e Chefes de Seção Eleitoral da cidade para mais um encontro. O evento aconteceu na última segunda-feira (22) no plenário João Callai, na Câmara de Vereadores de Lucas do  Rio Verde.

O encontro reuniu mais de 300 pessoas, responsáveis pelas 123 secções eleitorais do município, que receberam informações sobre o funcionamento da secção eleitoral, transporte da urna eletrônica até o local de votação e retorno ao Cartório Eleitoral para conferência da mídia que guarda os votos, direitos e deveres dos fiscais dos partidos políticos durante o momento da votação e fechamento da urna, dúvidas mais frequentes dos eleitores durante o processo de votação e divulgação dos votos computados na secção eleitoral após o fechamento da urna eletrônica.

 Esse novo treinamento serviu para tirar dúvidas dos mesários e Chefes de Secção que eventualmente possam ter aparecido no primeiro turno. O diferencial mais importante agora é que o número de processos que o eleitor precisará efetuar até concluir seu voto é muito mais reduzido em relação ao primeiro turno, pois agora, em Mato Grosso, o segundo turno será apenas para a escolha para a Presidência da República. Mesmo assim tivemos o cuidado de repassar todas as informações relevantes aos responsáveis pelas secções e ouvir suas dúvidas, para que o processo seja o mais rápido e transparente possível”, comentou com exclusividade ao Portal da Cidade a chefe do Cartório Eleitoral de Lucas do Rio Verde, Marcela Muniz.

Ainda segundo ela, “esperamos que o número de problemas com a urna diminua substancialmente neste segundo turno porque a quantidade de votos a serem computados será menor. Como qualquer computador, a urna eletrônica tem um espaço específico de memória que pode ser sobrecarregado, caso o volume de dados processados seja muito elevado (...) e isso aconteceu no primeiro turno em algumas urnas por conta do número de candidatos que deveriam ser escolhidos pelo eleitor. Agora, nesta nova fase, como a escolha é apenas entre dois nomes, as chances disso ocorrer são muito pequenas”.


Fonte:

Deixe seu comentário