Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Politica

“Nós chegamos a um limite e precisamos mudar”, diz Gilberto Cattani

Conheça o pequeno agricultor que, sem recursos, disputou uma vaga à Assembleia Legislativa de Mato Grosso e fez mais de 11 mil votos

Publicado em 27/10/2018 às 05:29

Produtor Rural Gilberto Catani (Foto: Arquivo pessoal)

Pequeno agricultor de um assentamento rural, 46 anos, há 23 anos casado com Sandra Maziero, pai de 3 filhos, avô de primeira viagem e uma das mais novas celebridades da política mato-grossense, Gilberto Cattani se tornou um dos nomes mais comentados das redes sociais em 2018. Com ideias bem claras sobre política social, desenvolvimento agrário, tributação e família, Cattani se tornou um legítimo porta-voz de uma massa de pessoas que tomaram um viés mais conservador nas eleições deste ano.

Confira agora os principais pontos da entrevista exclusiva concedida por Gilberto Cattani ao Portal da Cidade nesta semana de reta final do período eleitoral.


CANDIDATURA – “O que me levou a pensar em uma candidatura foi a vontade de mudança que senti não só em mim, mas em todas as pessoas com as quais eu convivo. Era quase uma unanimidade que nós chegamos a um limite e que era necessária uma mudança na política nacional e do estado de Mato Grosso. Víamos os políticos tradicionais presos ou envolvidos em escândalos de corrupção: presidente da República, governador de estado, presidente de Assembleia Legislativa. A princípio uma candidatura de um assentado da reforma agrária, sem expressão política nenhuma sequer em seu município, parecia uma coisa sem sentido. Mas com a ascensão de uma proposta nacional de renovação da política, então resolvemos seguir a diante com a candidatura (...) que foi ganhando corpo e voz com o passar dos dias”.

11,6 MIL VOTOS – “Em primeiro lugar quero agradecer todos os 11.629 votos que recebi. Essas pessoas não votaram em mim, no agricultor Gilberto, mas em uma proposta de renovação de ideias e de práticas dentro da política (...) gente que não conhecemos pessoalmente, que se voluntariaram porque queriam propostas novas e coerentes com aquilo que elas mesmas pensam. Então era esperado que chegássemos a um bom volume de votos, sim (...) e isso traz muita alegria”.

REDES SOCIAIS – “Minha campanha foi toda feita a base de pequenos vídeos postados em redes sociais. Foram eles que trouxeram visibilidade às nossas propostas na área da agricultura familiar e na política e isso acabou ajudando muito mesmo. Sou grato a todas as pessoas que assistiram e compartilharam cada um dos vídeos, mostrando-os aos seus amigos e trazendo todos para essa grande conversa”.

REPRESENTATIVIDADE – “Acho que, a partir de agora, nosso grupo se tornou uma voz ativa que representa os pequenos agricultores do estado de Mato Grosso. Até então nós éramos invisíveis dentro do cenário estadual, sem voz e sem vez, submetidos a uma política que sufoca a agricultura familiar. Esperamos que os novos gestores que foram eleitos olhem para nossa classe de uma forma diferente daquela com que até hoje fomos vistos, que nos ajudam a nos tornar mais competitivos, que diminuam a carga burocrática, que nos aproximem dos mercados consumidores e é nessa frente que vamos lutar daqui para diante”.

DEPUTADO NELSON BARBUDO – “Nós construímos, ao longo desse ano, uma grande amizade. É uma pessoa que respeitei demais desde o primeiro contato, conto com a ajuda dele lá em Brasília e acho que ele, junto com a Dra. Selma Arruda, vão representar muito bem o povo de Mato Grosso no Congresso Nacional. O apoio deles lá será de fundamental importância para que consigamos atingir nossos objetivos aqui (...) eles já deixaram bem claro que têm muito interesse no desenvolvimento da agricultura familiar e no agronegócio como um todo, sabem da importância que esse setor tem para nossa economia e nossa sociedade (...) eles entendem a agricultura como um conjunto de esforços, do pequeno ao grande. Quem gosta de divisões e subdivisões é a esquerda, que separa em grupos, guetos, classes, currais... nós queremos que todos cresçam juntos, desde o dono de uma vaquinha que vende seu leite até o fabricante de cintos com couro industrializados (...) somos uma cadeia em que todos dependem de todos”.

FUTURO POLÍTICO – “Meu futuro político depende da vontade da população. Vamos concluir esse período eleitoral terminando de eleger quem precisa ser eleito dentro do cenário nacional e, daí para frente, é pensar em 2020 para fortalecermos nossos municípios, trabalhar para fortalecer o PSL como um partido que realmente represente os anseios de nossos eleitores em todo o país e, a partir daí, pensarmos nos próximos passos. O futuro político de Gilberto Cattani está nas mãos do povo (...) se formos levados a uma nova candidatura, estamos aí, mas não alimento nenhum anseio de poder pessoal, estou satisfeito com o que faço e feliz com tudo que está acontecendo”.


Fonte:

Deixe seu comentário