Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

QUASE 200%

Número de eleitores em Lucas do Rio Verde cresce quase 190% em 15 anos

Caso este crescimento se mantenha no mesmo ritmo, em uma década o município poderá ter o maior colégio eleitoral da região do Vale do Teles Pires

Publicado em 11/04/2019 às 01:51

Lucas do Rio Verde é a cidade que mais registrou eleitores entre 2004 e 2018 na região do Vale do Teles Pires (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

O Portal da Cidade foi verificar, junto ao 21º Cartório Eleitoral de Lucas do Rio Verde, qual foi o real crescimento do universo de eleitores que o município sofreu desde que sua sede jurisdicional foi desmembrada de Sorriso, em 2004. A constatação foi que, em 15 anos, o número de eleitores inscritos no município cresceu 189,24% (veja gráfico).

Para chegar a este número, nossa equipe de jornalismo se uniu aos servidores da Justiça Eleitoral da região e buscou os dados das eleições de 2004 a 2018 em nível minoritário (prefeito e vereadores) e majoritário (deputados estaduais, governador, deputados federais, senadores e presidente da República).


REGIÃO - Em um comparativo com as três outras principais cidades da região sócio-econômica do Vale do Teles Pires, Lucas do Rio Verde foi a cidade que mais ganhou eleitores dentro do período.

Em Nova Mutum, nos últimos 15 anos, o incremento de novos inscritos foi de 131,79%, passando de 11,6 mil eleitores em 2004 para 26,9 mil nas últimas eleições de 2018; Sorriso ganhou 24,9 mil eleitores, um aumento de 81,87%, e; Sinop foi o colégio eleitoral que menos cresceu, passando de 60,1 mil votantes em 2004 para 86,9 mil eleitores em 2018, aumento de 44,4%.

Tomando como comparativo o universo geral de eleitores das 4 cidades, o crescimento do colégio eleitoral foi de 81,1% durante o período, com um salto de 116,9 mil eleitores para 211,7 mil. O dado mais curioso é que Sinop foi o único município que perdeu eleitores entre 2016 e 2018, registrando uma queda de 1,14 mil eleitores, o que representa uma redução absoluta de 1,2% em número de pessoas aptas a votar no maior município do Vale do Teles Pires.

PARTICIPAÇÃO – Segundo o sociólogo Sonir Boaskevicz, “embora toda a região tenha apresentado dados de desenvolvimento superiores à média nacional nas últimas duas décadas, existe uma corrente migratória que está optando pelas cidades onde a perspectiva de crescimento sócio-econômico é maior. Isso indica que, por enquanto, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum têm se tornado mais atrativas para novos moradores. Isso se deve, principalmente, pelo trabalho que as administrações destes municípios têm desenvolvido em atrair novos investidores, principalmente do ramo da agroindústria”.


Outro ponto tocado pelo pesquisador é que, mantido este ritmo de crescimento dentro dos nichos de eleitores, em uma década, Lucas do Rio Verde será a cidade com maior relevância política da região, seguida por Nova Mutum e Sorriso. Quem mais perde importância dentro deste cenário é Sinop.

“É necessário notar que Lucas do Rio Verde, dentro destes 15 últimos anos, aumentou sua parcela de eleitores de 12,5% para 20,1%, enquanto Sinop, que nos serve como referência por ser o mais importante colégio eleitoral, teve sua participação neste conjunto reduzida de 51,4% em 2004 para 41,06% no último levantamento. Se essa tendência se mantiver, em uma década,Lucas do Rio Verde poderá se tornar o centro político mais importante de toda a região”. (veja gráfico da participação)

Fonte:

Deixe seu comentário